[ editar artigo]

A importância da atividade física para menopausa precoce e como atuar com suas alunas

A importância da atividade física para menopausa precoce e como atuar com suas alunas

Ninguém sonha em chegar a esta condição antes do tempo “certo” né? Mas tem coisas que acontecem que a gente não tem como explicar, que não dependem de nós. Você passa uma vida, uma adolescência inteira sonhando com a possibilidade de ser mãe, e quando vc descobre que seu corpo não produz mais os óvulos necessários para vc realizar esse sonho, seu mundo cai, sua rotina muda. Primeiro que vc terá que se adaptar a sensações nem tão agradáveis, como calorões indesejados no meio da noite, pele e cabelo ressecados, falta de libido, acúmulo de gordura localizada, falta de energia!

Falo isso, meus amigos, pois senti tudo na pele, aos 28 anos de idade, na busca pela maternidade, que já era tarde, até mesmo para a retirada de algum óvulo por indução. Foi quando fiz a ovodoação, engravidei, perdi, entrei pra fila de adoção, mas isso é uma outra história para um próximo bate papo.

Pois bem, mesmo fazendo todos os exames e começando a cair na triste realidade que me encontrava, eu, como professora de educação física, sabia que agora, mais do que nunca , deveria cuidar de mim, fazer atividades físicas regulares, pois sabia que o meu envelhecimento num todo seria precoce. Sempre fui uma mulher muito vaidosa e por isso, essa era também uma preocupação muito grande.

Além disso, a reposição hormonal também se fez necessária. Tive que tomar medicamentos à base de estrogênio, responsável por regular o ciclo menstrual e prevenir complicações como osteoporose (sim gente, osteoporose aos 28 anos) e doença cardíacas, que inclusive são mais frequentes em mulheres com menopausa precoce. Também faço a mamografia e densitometria a cada dois anos no máximo, exames esses, que uma mulher com 55 anos pra cima faz, eu já faço desde os 28.

Passei a ter hábitos mais saudáveis, viciei positivamente em atividade física regular, boa alimentação e uma cabeça leve, pensamentos positivos pois sei que tudo na vida tem um propósito, e eu tenho a minha história, que é única, linda e cheia de vitórias…

Por isso, vai uma dica pra você professor(a), faça uma boa anamnese com suas alunas, cuide delas, saiba o que acontece com o corpo feminino nessas condições para que você ajude a sua aluna nessa jornada em busca de qualidade de vida e saúde.

Bjus da profe Nara!

@narapradoo 

Esporte & Movimento
Nara Prado
Nara Prado Seguir

Olá, me chamo Nara Prado, ex atleta de Seleção Brasileira de Handebol, corredora, coach de treinamento funcional, professora de Muay Thai, tenho uma plataforma digital de treinos, o Nara Prado Team, garantindo muita saúde e endorfina! @narapradoo

Ler conteúdo completo
Indicados para você