[ editar artigo]

A importância da Ginástica Laboral e Ergonomia durante a Pandemia

A importância da Ginástica Laboral e Ergonomia durante a Pandemia

Diversos estudos atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores.

Durante a pandemia, grande parte dos trabalhadores migraram de suas empresas e escritórios para sua própria casa, fazendo o formato home office crescer absurdamente.

Esse novo formato divide opiniões: há quem aprove alegando que tem mais liberdade e conforto, porém outros alegam que perderam a rotina e que não têm se adaptado ainda.

Independente disso, uma questão deve ser observada. Ergonomia dos postos de trabalho, agora em modelo home office, não são, na grande maioria dos casos, ajustadas para o trabalhador. A mobília residencial tradicional se tornou posto de trabalho, muita adaptação se tornou parte do dia a dia, porém já estamos vendo muitos casos onde se faz necessário o trabalho de ergonomia e ginástica laboral para trabalhadores em suas próprias casas. Os casos mais comuns são na coluna devido a má postura, fadiga dos grupamentos musculares que estão sobrecarregados.

AMERT (afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho), DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) e LER (lesões por esforços repetitivos) podem ser tratadas com a adaptações ao novo “posto de trabalho” através de um trabalho especializado em ergonomia (a mesa, a cadeira, teclado e altura do monitor do computador devem estar de acordo sua anatomia, braços apoiados na mesa corretamente entre outros ajustes).

E a ginástica laboral consegue reduzir os inúmeros quadros por atuar diretamente nos tecidos ósseos, músculos, ligamentos e tendões. Dessa forma, agindo nas tensões articulares, na redução do estresse emocional e, consequentemente, na melhora das relações interpessoais. Também está ligado diretamente na redução dos níveis de ansiedade e depressão e simultaneamente na melhora da autoestima, resultando na melhora na longevidade e qualidade de vida.

A ginástica laboral pode ser realizada no início, meio e fim do dia de trabalho. Geralmente tem duração entre 7 e 10 minutos. No começo do expediente, a modalidade recebe a classifica de preparatória pois terá a função de preparar as regiões do corpo a serem utilizadas. A prática durante o expediente recebe o nome de compensatório, portando ajuda a reduzir as tensões dos grupos musculares e reequilibrar a postura. Já ao término é chamada de relaxamento, pois a atividade tem função relaxante após um expediente inteiro de trabalho.

Ainda uma nova categoria vem ganhando espaço, a categoria corretiva. Esse tipo de ginástica é indicado quando o desconforto e dores continuam após às jornadas de trabalho. Exercícios de reeducação postural global (RPG), alongamentos, pilates e ioga podem ser acrescentados por profissionais especializados.

De forma preventiva, podemos trabalhar com exercícios de fortalecimento, alongamento, concentração, postura, respiração, equilíbrio e podem ser feitos em algum espaço específico para o trabalho do educador físico ou também em home office ou até mesmo na própria cadeira.

Aconselha-se não manter-se em uma determinada postura por muito tempo, o ideal é fazer pequenas pausas de hora em hora, fazendo rápidos alongamentos e trabalhos respiratórios. Assim, alivia-se o desconforto muscular e limitação das atividades funcionais.

Cabe a nós, profissionais, analisar a real necessidade de adaptações ergonômicas e direcionar a prática da ginástica laboral que melhor se adeque a cada caso.

Esporte & Movimento
Thulyo Mercuri
Thulyo Mercuri Seguir

Licenciado em Educação Física UNIP em 2009 Bacharelado em Educação Física FEFISO (ASCM) em 2011 Pós Graduação em Musculação e Condicionamento Físico FMU 2014 ISSA - Personal Trainer 2020 (Miami - USA) ISSA - Sports Nutrition 2020 (Miami - USA)

Ler conteúdo completo
Indicados para você