[ editar artigo]

A importância de fortalecer o assoalho pélvico

A importância de fortalecer o assoalho pélvico

Fortalecer a musculatura nem sempre se refere ao desenvolvimento dos músculos visíveis. Os músculos internos aqueles no qual não podemos perceber externamente, que ficam sustentando a estrutura corporal e também têm grande importância em serem trabalhados em um programa de treinamento. Um grande exemplo é o “Assoalho Pélvico” 

Leia também em: Personal Trainer On-line

Mas antes vamos entender o que é o assoalho pélvico. 

“É como uma rede de sustentação, posicionada na região pélvica, a parte mais inferior do tronco. Tendo como função sustentar todo o conteúdo visceral da pelve. Formado por músculos esqueléticos juntamente por ligamentos e fáscias”.

A falta de fortalecimento do assoalho pélvico pode resultar em problemas de saúde, como a incontinência urinária e fecal, desconforto ao urinar e defecar, além de interferir no desempenho e satisfação sexual.

A importância desta estrutura é mostrada durante o período gestacional, principalmente a partir do segundo e terceiro trimestre, quando começa a ocorrer maior sobrecarga sobre a região. Além de sustentar o peso do bebê por um período de 9 meses, é também responsável por facilitar a saída do bebê durante o parto.

Fatores que enfraquecem o assoalho pélvico?

- Obesidade;
- Cirurgias;
- Idade;
- Múltiplos partos vaginais;
- Deficiência de colágeno.

Muitas mulheres não sabem a grande importância do fortalecimento desta região, além de desconhecerem a localidade desta estrutura, ou sequer qual a forma de exercitá-la. Cabe a nós profissionais da saúde, instruí-las e orientá-las.

Como fortalecer o Assoalho Pélvico?

Os exercícios podem ser feitos em qualquer fase da vida, inclusive no período gestacional, quando a mulher está mais suscetível às perdas urinárias, em vista do aumento do volume abdominal.

Leia também em: Emagrecimento: o que seu aluno(a) quer e o que precisa ouvir

Existem algumas técnicas de fortalecimento, um exemplo são os “Exercícios de Kegel” (caracterizada por contrair, fortemente, o assoalho pélvico, como se você quisesse “prender” a urina ou as fezes). Outro exemplo de técnica de fortalecimento é adicionar exercícios como elevação pélvica, adução com bola (em decúbito dorsal) e flexão e extensão do quadril sentada (cadeira ou bola de pilates) orientando a aluna a realizar a contração do assoalho pélvico durante o movimento.

Existem duas técnicas de fazer o trabalho de contração:

  • Primeira: Contrair e segurar a região com força, pelo tempo que  conseguir, logo após relaxando lentamente, repetindo após 30 segundos. 
     
  • Segunda: Contrair e soltar rapidamente (movimento de  pulsar) os músculos do assoalho pélvico com força. Repetindo por 10 a 15 vezes seguidas, retomando a série após 30 segundos. 

Homens também fazem trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico?

Assim como para as mulheres, os exercícios de Kegel são muito importantes para os homens, como relaxar e reforçar a tensão de alguns músculos como o pubo coccígeo, cremáster e o esfíncter anal, além de elevar os testículos, assim proporcionando o aumento da sensibilidade da região genital. Isso eleva a autoestima e promove o bem-estar.

De modo geral, os benefícios destes exercícios incluem:

- Combate a disfunção erétil;
- Combate a ejaculação precoce;
- Combater a perda involuntária de urina;
- Aumentar a saúde da próstata.

Leia também em: Como o conhecimento da Biomecânica pode ajudar a definir estratégias de treino na prática? 

Entendido a importância de trabalhar musculaturas escondidas, como o assoalho pélvico, tanto para homens quanto para mulheres, não deixe de adicionar exercícios de fortalecimento para esta estrutura a sua metodologia de treinamento, com isso você evolui como profissional tendo como resultado a melhora da qualidade de vida de seus alunos.

 



REFERÊNCIAS: 

https://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/download/3025/4813

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_vis=1&q=importância+de+fortalecer+o++assoalho+pelvico&btnG=#d=gs_qabs&u=%23p%3DNVSgDkOtad4J

 

 

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você