[ editar artigo]

A tecnologia associada ao novo cenário da Educação Física e Esporte

A tecnologia associada ao novo cenário da Educação Física e Esporte

A pandemia impulsionou o processo de transformação digital a nível mundial. A economia e as empresas precisaram repensar o fluxo de trabalho e o formato como os negócios ocorrem.

Leia também: Nutrição em jogo: perspectivas para o futebol

Muitas empresas sofreram um impacto enorme e tiveram que entrar com pedido de falência. Assim como no Período Jurássico da história da Terra, a pandemia surgiu e proporcionou uma espécie de 'seleção natural', a partir da qual, aqueles que conseguiram se adaptar, tiveram os seus problemas atenuados ou até mesmo não apresentaram dificuldades.

O desenvolvimento de negócios de forma online nunca foi tão relevante como no cenário atual. A pandemia desde o seu início, mostra a importância da busca pela informação, dos dados e da geração de conteúdo.

As aulas de educação física, os treinos - tanto para atletas de alto rendimento, como para pessoas que buscam qualidade de vida, ou têm quaisquer outros objetivos - entre outras atividades, passaram por reformulações no formato de aplicação. E um dos assuntos que se tornaram ainda mais relevantes dentre os profissionais autônomos de Educação Física, por exemplo, foi o marketing digital pessoal, visando a busca por novos alunos e apresentação do trabalho desenvolvido.

Leia também: Exercícios físicos na altitude!

A vacinação, a retomada da economia e a constante redução de casos mostra uma luz no fim do túnel com relação à retomada do que costuma ser chamado de cenário 'normal' (ou um novo normal). A pandemia trouxe reflexões, métodos e hábitos que vieram para ficar.

A transformação digital mostra que é possível realizar trabalhos e criar conexões com pessoas de diferentes localidades e regiões do globo terrestre. A aplicação de aulas à distância se mostrou uma oportunidade para professores e treinadores.

Por outro lado, a atuação presencial, que sempre foi fundamental dentro da área da Educação Física e Esporte, deve retomar de forma gradual e contribuir para a economia e para os profissionais que atuam no meio. Desta forma, quem souber combinar os diferentes modelos de trabalho de forma qualificada, pode se diferenciar em relação à concorrência.

Assim, quando o assunto é marketing digital e promoção de serviço de forma online, algumas dicas são valiosas para os profissionais de educação física que foram extremamente prejudicados pela pandemia:

  • Antes de mais nada, entenda o seu público: quais são as dores (dificuldades e problemas) que eles apresentam e como você poderia ajudar esse público; quais são os meios de comunicação (como as redes sociais) que são mais utilizados pelas pessoas que fazem parte desta amostra, assim você pode ter uma maior facilidade para se conectar com essas pessoas.

  • Estabeleça uma imagem profissional: mostre ao seu público a sua determinação, preocupação com a entrega do seu negócio e transpareça como funciona todo o trabalho que você desenvolve; crie uma marca e uma identidade visual e procure se posicionar da melhor forma possível;

  • Aprenda as particularidades de cada rede social: aprender sobre como utilizar ferramentas como Instagram, Facebook e o WhatsApp de forma profissional é essencial para que você consiga atuar de forma online.

  • Procure se conectar com outras pessoas do mesmo segmento ou que têm atuação em áreas próximas: fazer parcerias com pessoas que podem complementar o seu serviço - como um acompanhamento nutricional - e que poderiam te ajudar com divulgação e a alcançar novas pessoas pode ser o diferencial para o seu negócio.

  • Procure gerar conteúdo e ter uma presença online: é importante saber gerar conteúdos de maneira online, desde que esses façam sentido tenham relação com seu público. Por exemplo: se você é um personal trainer que tem majoritariamente alunas que têm interesse em HIIT e outros formatos de treinamento com maior volume e intensidade, desenvolva conteúdos e transmita conhecimentos e informações acerca desse tipo de atividade física, pois o seu público irá se interessar e consequentemente irá se engajar com as suas páginas.

Leia também: Trekking e corrida em trilha!

A pandemia tornou nítido o conceito de mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e a importância da adaptabilidade. Para ser sempre uma referência, é fundamental que você sempre esteja se atualizando, buscando informações e entendendo como você pode performar profissionalmente de forma qualificada.

Portanto, reflita: o que você aprendeu sobre o seu negócio no contexto atual e como se adaptou, por influência da pandemia?

Esporte & Movimento
Luiz Fernando Fernandes Fortes
Luiz Fernando Fernandes Fortes Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você