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Aeróbico ou treinamento com pesos: qual é o melhor caminho para perda de gordura corporal?

Aeróbico ou treinamento com pesos: qual é o melhor caminho para perda de gordura corporal?

Muitas pessoas que estão buscando a perda de gordura corporal se veem presas a essa dúvida e pode ser difícil saber qual treino aproveita melhor o seu tempo: aeróbico ou treinamento com pesos.

O primeiro ponto é que a indústria fitness tende a ir aos extremos muitas vezes, em um pêndulo entre o que é bom e o que é ruim, o que é certo para você ou errado para você, o que é mais saudável para você e não saudável para você, faz você aumentar a gordura corporal e faz você perder gordura corporal. Mas a questão é que não precisa ser um ou outro.

Uma mistura de ambos, exercício aeróbico (cardio) e o treinamento com pesos é a melhor opção!

Mas, antes de aprofundar o porquê esse pode ser o melhor caminho, é importante lembrar que a única maneira de reduzirmos a gordura corporal é através de um déficit calórico.

Ou seja, é necessário estarmos consumindo um número menor de calorias que estamos gastando diariamente.

Antes de focar apenas em como irá atingir um resultado de perda de gordura corporal através do treinamento físico, certifique-se de que sua alimentação soma menos calorias do que seu corpo estará gastando. E lembre-se: se você quer atingir resultados duradouros, os métodos precisam ser sustentáveis. Quanto mais sustentável para você, mais conseguirá ser constante em nutrir seu corpo com o que ele precisa a maior parte do tempo para ter benefícios de perda de gordura corporal e de saúde!

Dito isso, portanto, a combinação do déficit calórico sustentável com o treinamento aeróbico e com pesos pode ser o melhor caminho para a perda de gordura corporal de uma forma saudável.

Na verdade, uma revisão de 15 estudos descobriu que a melhor estratégia de todas para perda de gordura corporal parece ser a combinação de exercícios aeróbicos e levantamento de peso (Fonte confiável)

Embora um treino de musculação normalmente não queime tantas calorias quanto um treino cardio, ele tem outros benefícios importantes. Por exemplo, o treinamento com pesos é mais eficaz do que o cardio na construção muscular, e o músculo queima mais calorias em repouso do que alguns outros tecidos, incluindo a gordura (Fonte confiável)

Algumas pesquisas mostram que queimamos mais calorias nas horas após uma sessão de treinamento de peso, em comparação com um treino cardiovascular.

Mas, o treinamento com pesos vai além desses benefícios, além de potencializar a perda de gordura corporal.

 

O treinamento com pesos pode ajudar a evitar lesões:

- Fraquezas em áreas como o manguito rotador, parte inferior das costas , abdutores do quadril e cadeia posterior - um conjunto completo de músculos, incluindo isquiotibiais, glúteos, quadris e músculos eretores da coluna, que auxiliam nos movimentos de tração e na mobilidade - podem contribuir para lesões e dor. O treinamento com pesos pode fortalecer esses músculos de apoio, escorar elos fracos antes que ocorram problemas.

- Além de que ajuda a prevenir doenças relacionadas a fraqueza óssea, como a osteoporose, já que melhora da densidade mineral óssea, a qual é um ponto bastante relevante para evitar fraturas, tornando nosso corpo menos suscetível a fraturas, pois o treinamento com pesos deixará os ossos mais fortes e resistentes.

Estudos em homens e mulheres mais velhos que realizaram exercícios de sustentação de peso mostraram aumentos na densidade mineral óssea, resistência óssea e tamanho dos ossos, bem como reduções nos marcadores de remodelação óssea e inflamação.

Por outro lado, temos o treinamento aeróbico, que podemos ter uma queima de calorias durante o exercício, alta, dependendo da sua intensidade.

 

E pode te beneficiar de outras formas também:

O exercício aeróbico treina diretamente nosso coração, pulmões e o resto do nosso sistema cardiovascular, ajudando na redução de doenças cardíacas, isso porque os exercícios fortalecem o coração e o ajudam a bombear o sangue de maneira mais eficiente por todo o corpo - mas seus benefícios não param por aí.

Além de melhorar a saúde do coração, o cardio também ajuda a saúde do cérebro, mantendo nosso desempenho cognitivo.

Então você deve estar se perguntando, qual o melhor para perder gordura corporal portanto: aeróbico ou treinamento com pesos?

AMBOS! Não é um ou outro. Os dois juntos são melhores do que apenas um. Sem falar em como ambos beneficiam a nossa saúde psicológica em termos de autoconfiança, autoestima, visão positiva de si mesmo por ver o progresso em questão de desempenho e performance melhor por exemplo.

Portanto, incluir atividades aeróbicas, de cardio e de treinamento de força/treinamento com pesos pode te proporcionar o melhor dos dois mundos. Pense nos benefícios além da perda de gordura corporal a curto prazo e sim na perda de gordura corporal com benefícios a longo prazo, como você beneficia a sua saúde a curto, médio e longo prazo quando inclui ambos na sua rotina.

Se você não se sente tão motivado para realizar o cardio, escolha a modalidade que sente MENOS resistência em fazer o que precisa ser feito, isso te ajudará a ser muito mais constante nos seus treinos!

Outro ponto que vale ressaltar sobre o treinamento com pesos é dedicar diferentes sessões de treinamento de força a diferentes grupos musculares. Isso dará tempo para os músculos se recuperarem entre os treinos.

O melhor programa de treinamento é aquele que inclui ambos! E assim você obtém o melhor dos dois mundos, seja para objetivos estéticos de perda de gordura corporal, mas além disso, por ambos terem seus benefícios e serem extremamente importantes para a manutenção da sua saúde a curto, médio e longo prazo.

 

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Sou Cindy Ketheryn - Criadora de Conteúdo Digital no nicho Fitness e Saúde e Graduanda em Educação Física. Minha missão é te ajudar a se sentir mais capacitada, fortalecida e mais autoconfiante movimentando e nutrindo seu corpo!

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