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Alunos corredores devem treinar força?

Alunos corredores devem treinar força?

Para aqueles alunos que correm longas distâncias, quais estrtágias de fortalecimento você costuma passar? Longas repetições e cargas baixas/médias? Será que vale a pena fazer treino de força, com baixas repetições e carga alta para melhorar a corrida de endurance? Storen diz que sim!

Storen e colaboradores 2008, analisaram 17 corredores (9 homens e 8 mulheres), divididos em dois grupos, sendo um grupo controle contendo 9 corredores e um grupo coleta contendo 8. Os grupos foram divididos de acordo com a idade e suas performances na corrida de 5 km.

A proposta do estudo era verificar se o treinamento de força máxima pode melhorar a economia de corrida em corredores de endurance. Foram 8 semanas de treinamento, nas quais o grupo controle manteve seu treino de corrida e o grupo de intervenção, além do seu treinamento de corrida, adicionou protocolo de treinamento de força máxima.


O protocolo foi o seguinte: 4 séries de 4 movimentos, com 3 minutos de descanso entre cada série, 3 dias por semana (exercício do estudo agachamento). Os resultados observados? Aumento de 5% na economia de corrida para uma intensidade de 70% do VO2máx, acompanhada por um aumento de 21,3% no tempo de exaustão para uma máxima velocidade aeróbica de corrida.

O treinamento de força máxima pode ser uma boa estratégia para os corredores de endurance melhorarem sua performance. TREINAMENTO PLANEJADO com cargas corretas, podem auxiliar no desempenho e na economia de corrida (⬆️ desempenho com ⬇️ custo energético); do contrário, vão continuar utilizando cadeiras extensoras 3 x 20 repetições, pensando em melhorar sua corrida.


Fica a dica!


Ref. Storen e col. Maximal strenght training, improves running economy in distance runners. Medicine and Sciense in Sports and Exercise Vol.40 num 6 2008 p.1087 - 1092.

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