[ editar artigo]

Atividade física em tempos de pandemia

Atividade física em tempos de pandemia

A pandemia da Covid-19 está se estendendo por muitos meses como era previsto e a quarentena, por mais branda ou aguda que seja se fez necessária por conta do alto poder de propagação deste vírus, da gravidade dos sintomas observados em indivíduos que fazem parte do grupo de risco, como os idosos, diabéticos, cardíacos, doentes respiratórios, e pela baixa capacidade de absorver estes pacientes por parte do sistema de saúde privado e público.

São muitas áreas impactadas em nossas vidas, as principais são a física, espiritual, familiar, social, financeira e emocional, originadas por crises econômicas, sociais, políticos e claro, de saúde pública.

Nosso papel nunca foi tão fundamental para salvar vidas. Passamos a cuidar de nossos clientes como nunca cuidamos antes, no início da pandemia de forma exclusivamente remota, pelo youtube, programas de vídeo conferência, e outras ferramentas e, agora, de forma presencial sem aglomeração e seguindo os protocolos de proteção e segurança.

A orientação adequada aos nossos clientes nesta fase se faz altamente necessária e abaixo estão alguns pontos altamente relevantes para o cuidado com a saúde deles:

 

  1. Otimismo e Esperança: Muitas doenças são originadas pela somatização de problemas, portanto, mantenha-se confiante e nada de se abalar.
  2. Desenvolvimento técnico e de novas capacidades: Com espaços e modalidades esportivas com restrições e a necessidade de se manter com saúde em um novo contexto e rotina, temos a oportunidade de desenvolver capacidades e habilidades importantes de nossos clientes.
  3. Qualidade de treino: Cuidado para evitar abusos por um alta carga de volume e/ou intensidade. Saiba modular bem a carga de treino de seu cliente com base em sua realidade atual e características individuais.
  4. Treinos alternativos: Momento oportuno para um trabalho de força complementar usando acessórios simples, ciclismo em rolo de treinamento, corrida ou ciclismo outdoor, natação em águas abertas, etc.
  5. Nada de aglomerações: As atividades em grupo precisam respeitar todos os protocolos exigidos por órgãos competentes.
  6. Bons hábitos associados: Bons hábitos associados são fundamentais para que a imunidade se mantenha alta e outras doenças não apareçam durante este período.

 Bora pra cima!

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Esporte & Movimento
Rodrigo Lobo
Rodrigo Lobo Seguir

Bacharel em Educação Física EEFE-USP Diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva Corredor e Triatleta há mais de 20 anos. Palestrante de temas relacionados à saúde, qualidade de vida, corrida de rua e triathlon. CREF: 051186-G/SP

Ler conteúdo completo
Indicados para você