[ editar artigo]

Avaliar e sistematizar ou treino imediato

Avaliar e sistematizar ou treino imediato

A avaliação clínico-física parte do pressuposto de identificar o que é necessário modificar,  adequar e ou adaptar  à prescrição de exercícios físicos globais ou específicos a determinado grupo. 

Leia também: DESENVOLVIMENTO MOTOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

A avaliação física é mais direcionada a medidas e métricas inerentes a mensuração de peso, altura, força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, e, indiretamente, capacidade aeróbia e anaeróbia, Vo2MAX, função pulmonar, entre outras. São parâmetros cruciais para identificação do condicionamento atual, das capacidades e limites do indivíduo.

A parte clínica é coadjuvante à análise física, porquanto se é necessário ter ciência de fatores genéticos, comorbidades e outras disfunções e doenças associadas que podem influenciar negativamente e ou que necessitam de adaptação no momento do desenvolvimento de protocolos  de exercícios. 

Já imaginou colocar um doente pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) para correr uma maratona? Ou treiná-lo para tal fim? Talvez, uma hipertensa e fazer de cara um sprint? 

Leia também: Tecnologia e inovação na alta performance

Parece um absurdo, quem colocaria pessoas com comorbidades para realizar algo que custaria a sua saúde? Mas, como você sabe que essas pessoas não possuem nenhuma contra indicação? Limites? Aí está a importância da avaliação, saber com quem eu irei trabalhar, como e quanto.

Quantas pessoas adentram a milhares de academias e nos primeiros dias se lesionam? Começam a treinar esportes como se fossem atletas profissionais e se lesionam? Mas a prática de exercícios e esportes não gera saúde? Até que ponto a prática é saudável?  A partir da análise dos dados obtidos nas avaliações que temos um ponto de partida para poder começar, atribuindo aos objetivos do avaliado e suas respectivas funções, características e capacidades. 

Assim, com informações válidas a prescrição de exercícios se torna mais segura com menores riscos de lesões e agravamento de doenças preexistentes proporcionando resultados eficientes dentro da realidade do indivíduo. 

Esporte & Movimento
Bruno Pereira de Souza Silva
Bruno Pereira de Souza Silva Seguir

Estudante de Fisioterapia, Triatleta amador apaixonado por fisiologia do exercício, reabilitação e esportes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você