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Benefícios do Levantamento de Peso dentro da sua rotina de treinos

Benefícios do Levantamento de Peso dentro da sua rotina de treinos

O levantamento de peso, halterofilismo ou mesmo levantamento de peso olímpico (LPO) é uma modalidade que vem ganhando mais adeptos à prática pelos diversos benefícios e após o surgimento do crossfit, em que utiliza esse esporte como parte da modalidade.

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O levantamento de peso surgiu há muito tempo com a intensão de saber quem era mais forte. Ele apareceu nas olimpíadas pela primeira vez em 1896 no primeiro jogos olímpicos moderno, saiu em 1900, voltou em 1904, saiu novamente nos próximos jogos e em 1920 retornou e está até hoje. 

As mulheres, por outro lado, demoraram a poder competir no levantamento de peso, sendo aceitas apenas em 1983 adicionando categorias e nas olimpíadas apenas em Sidney, 2000.

O LPO hoje em dia é realizado duas provas, dois levantamentos, o arranco (Snatch) e o arremesso (Clean and Jerk) e nos treinos utilizamos os dois como base e também vários exercícios auxiliares.

Benefícios do levantamento de peso:

  • Em alguns estudos, observaram que quando se compara a exercícios feito dentro da musculação, o levantamento de peso foi o que obteve o maior rendimento e resultado em velocidade e salto vertical;
  • Previne a osteoporose;
  • Treino auxiliar para as modalidades esportivas;
  • Melhora no ganho de força explosiva;
  • Melhora do sistema energético;
  • Melhora no sistema cardiovascular;
  • Ativação das fibras musculares rápidas;
  • Melhora os grupos musculares dos membros inferiores e superiores;
  • Trabalho excelente de core;
  • Gasto energético durante e pós atividade;
  • Auxilia o emagrecimento;
  • Melhora da autoestima;
  • Previne lesões;
  • Trabalha bilateralidade;
  • Melhora da consciência corporal;
  • Aumento de flexibilidade.

O levantamento de peso olímpico tem como característica o trabalho de força, onde utilizamos importantes exercícios que trabalham também potência, velocidade, mobilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, propriocepção e consciência corporal. Por esses e vários outro ganhos o LPO é eleito o mais completo do funcional.

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Introduza o levantamento de peso na sua rotina de treinos e na dos seus alunos, trabalhando sempre com uma boa técnica, priorizando o bom desenvolvimento do movimento antes das cargas, pois além de auxiliar no desenvolvimento de outras modalidades conseguimos abranger um grande leque de habilidades que ajudará na evolução física e a melhora de desempenho será com certeza maior.

 


REFERÊNCIAS: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Halterofilismo

https://www.infoescola.com/esportes/levantamento-de-peso/

https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/levantamento-de-pesos/

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