[ editar artigo]

Benefícios do treino de força no emagrecimento

Benefícios do treino de força no emagrecimento

Quando pensamos em perder peso, relacionando esse objetivo com a prática de atividade física, logo associamos à execução de longos períodos de treinamento aeróbio e modalidades cíclicas como corrida, natação, bicicleta, entre outros.

Leia também: Lesão na mão. E agora?

Mas será que no âmbito esportivo são somente essas as opções para eliminar as gordurinhas indesejadas? Se você não sabe, temos um aliado extremamente importante nessa busca incessante de perder peso: o treinamento de força.

Muitos pensam que o treinamento de força servem apenas para aqueles indivíduos mais franzinos que querem se tornar maiores e ter um volume muscular alto, porém, não necessariamente ganhar força quer dizer ganhar tamanho, além disso, treinando a valência física força, você pode até ter um aspecto corporal menor e parecer mais magro do que antes. Vou te explicar o porquê.

A massa magra, advinda desse tipo de treinamento, tem uma densidade menor do que a gordura. Densidade está relacionada da seguinte forma: proporção do peso x volume ou área.

Caso um tecido seja mais denso que outro, 1 kg do tecido mais denso ocupa menos espaço que a mesma quantidade de tecido menos denso. Quando consideramos os valores normais de densidade da massa corporal magra (0,9007 grama/centímetro cúbico) e da gordura (1,1000 grama/centímetro cúbico), fica claro que a massa corporal magra ocupa aproximadamente 22% menos espaço que a gordura.

Leia também: Carreira na Educação Física, onde ir?

Desta forma, se uma pessoa perde gordura corporal, ainda que ganhe exatamente a mesma quantidade de massa magra, parecerá aproximadamente 22% mais magra.

Além de tudo, o principal benefício do treinamento de força na perda de gordura é o aumento da velocidade na qual o seu metabolismo irá exigir.

Com o aumento de massa magra resultante do treino, o seu músculo irá consumir mais energia mesmo em repouso o que consequentemente irá resultar num aumento do gasto calórico corporal que vai influir na diminuição da gordura.

Portanto, o treino de força é extremamente importante pra quem busca perder peso e não pode deixar de ser incluído num programa de treinamento com esse objetivo. Seus alunos querem emagrecer já fazem treinamento de força?

Comenta aqui embaixo e vamos conversar sobre essas estratégias!

 

 

Esporte & Movimento
Victor Arduini
Victor Arduini Seguir

Proprietário e professor do centro de treinamento Rondas For You -BH/MG. Especialista em treinos funcionais de alta intensidade e atleta de crossfit rankeado entre os 20 melhores do Brasil.

Ler conteúdo completo
Indicados para você