Marketing pessoal para profissionais de educação física em ambiente digital.
Por muito tempo relutei em aceitar o marketing pessoal. Acreditava que ele pudesse esbanjar uma certa falta de humildade ou até mesmo passar uma imagem arrogante para os clientes que eu gostaria de alcançar. Para evitar que os outros me enxergassem como uma pessoa prepotente, deixei de fazer meu marketing pessoal por um longo período. Essa ideia já passou pela sua cabeça?
Como profissional de educação física, trabalhava por muitas e muitas horas fazendo exercício físico, seja em aulas de ginástica de sala - 4 a 5 horas por dia - ou atendendo como personal trainer carregando pesos e ainda assim cansando meu corpo que um dia pediu “arrego”. Foi então que comecei a me consultar com uma coach de carreiras que me ensinou que marketing pessoal não é soberba, é obrigação de todo profissional. E foi assim que eu comecei a mudar minha carreira e minha vida, saindo de 800 seguidores no Instagram para 1,5 milhões de seguidores e 3,6 milhões de inscritos no canal do Youtube.
Qual estratégia seguir?
Marketing pessoal é a melhor estratégia para atrair mais clientes e para se firmar no mercado de trabalho. É a maneira mais eficiente de potencializar sua autoridade na área e se firmar como um profissional comprometido para os alunos que você já conquistou e/ou para seus chefes. Um profissional com uma imagem confiante e positiva tem mais chances de receber uma promoção ou conquistar mais clientes e, nos dias de hoje, não exige grandes investimentos financeiros. Mas então como fazer isso?
Minha experiência pessoal me mostrou que temos uma ferramenta poderosa e grátis, nas nossas mãos: as redes sociais.
Já ouvi por diversas vezes pessoas dizendo: “minha rede social é pessoal”, mas então porque não utilizá-la para além de fotos de viagens, família, pets e mostrar um pouco do seu “eu” no âmbito do trabalho? Ou até mesmo criar um perfil dedicado ao seu trabalho. Comigo por exemplo, achei melhor usar minha rede social pessoal para começar a mostrar meu trabalho. Resolvi aproveitar os seguidores que já tinha ao invés de começar do zero, para mostrar não só minha rotina pessoal, mas também minha rotina de trabalho. Hoje tenho o perfil exclusivo da minha empresa de treinos mas não desvinculei o pessoal do profissional pois assim, atinjo públicos diferentes.
Dicas para construir sua página profissional:
Crie uma identidade visual
Gere conteúdo relevante com frequência para seu nicho
Mostre o resultado do seu trabalho na prática com seus alunos
Gere uma identidade pessoal para que você possa ser conhecido e reconhecido
Use ferramentas para auxiliar na criação de conteúdo
Estabelecer sua presença digital é necessário. Ninguém contrata ninguém sem antes dar um “google" ou então buscar referências em redes sociais. Por esse motivo suas redes sociais podem ser seu cartão de visita.
Boas práticas para manutenção das suas redes sociais:
Compartilhe os livros que você leu
Mostre os cursos que você se especializou
Use vídeos explicando e compartilhando a importância de assuntos para o público
Divida experiências de trabalho
Mostre os resultados e depoimentos dos seus clientes
Seja solícito para tirar dúvidas das pessoas e aumentar o engajamento
Faça lives públicas com alunos
As redes sociais te dão espaço para mostrar ao seu público quem você é!
Os eventos corporativos, congressos e feiras são também essenciais para que seu marketing pessoal seja feito. Aparecer e estar entre os profissionais da área, além de trazer conhecimento, estabelece um network importante que ajuda a reforçar uma imagem positiva através do convívio e do diálogo.
Como participar desses eventos no contexto atual?
- Participe de lives
- Congressos online
- Esteja em ambientes em que profissionais que você admira também estão, como: comunidades de trocas de conhecimento, lives, grupos do Telegram, etc
- Cursos online
- Convide outros profissionais para discussões de temas relevantes e atuais nas suas redes sociais
Não é sobre auto promoção ou sobre passar o tempo todo enaltecendo e mostrando suas qualidades. É sobre se apresentar, mostrar seu trabalho e deixar a “avaliação" para o seu público.
Apareça!
Quem não aparece não é notado.
Foi assim que eu conquistei mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram, 3,6 milhões no Youtube e dei uma reviravolta na minha carreira.
E aí, vamos juntos nessa transformação?
Fotos: Antônio Neto
Youtuber, profissional de educação física formada pela Universidade Estadual de Londrina. Personal trainer e digital influencer.