[ editar artigo]

Ciclismo Indoor: Saiba Como Funciona

Ciclismo Indoor: Saiba Como Funciona

O ciclismo é uma modalidade que nos últimos anos cresceu drasticamente e perante o momento que estamos passando se tornou uma válvula de escape principalmente nos momentos onde as academias estavam fechadas.

Nos deparamos com inúmeras academias alugando suas bikes, bicicletas em falta, rolos de treino esgotados no mercado e plataformas de entretenimento, streaming e lives com congestionamento de audiência.

Esporte & Movimento | Ciclismo Indoor

Como a Pandemia Afetou a Prática do Ciclismo?

Essa pergunta é algo que pode gerar uma discussão enorme, porém perante uma pandemia em que melhorar o sistema imunológico das pessoas é algo que ajudaria no combate e zelar pelo distanciamento social seria uma solução, a bicicleta se tornou algo de desejo e que atenderia inúmeras pessoas onde ficar parado não seria a solução.

E por isso gostaria de levantar algumas perguntas:

  • Em alguns momentos precisamos ficar em casa e aí como treinar?
  • Será que eu consigo ter resultados em casa?
  • O ciclismo indoor funciona mesmo?

Perguntas essas que seus alunos, atletas ou clientes já devem ter-lhe perguntado.

Bem, de fato funciona quando aplicado de acordo com a necessidade de cada cliente.

O Ciclismo Indoor e o Bike Indoor são a mesma coisa?

Esporte & Movimento | Bike Indoor

A primeira crença que deve ser quebrada é a de que ciclismo indoor é diferente de bike indoor, onde variáveis de treinamento são entregues de forma diferente ao público que procura determinada aula ou treino.

As aulas de ciclismo indoor reproduzem momentos, trechos e variáveis do treinamento de ciclismo outdoor no ambiente indoor enquanto as aulas de bike indoor utilizam a bicicleta estacionária como um acessório para gerar uma experiência fitness.

Ambas as aulas vão proporcionar queima calórica e utilizar a bicicleta, porém uma visa a entrega da modalidade ciclismo e a outra a modalidade fitness.

Como professor de ciclismo indoor, atleta e praticante de ciclismo outdoor há mais de 15 anos, formando centenas de profissionais e mudando a vida de milhares de pessoas através da bicicleta, posso dizer que podemos sim ter grandes resultados, mas mais uma vez, tudo depende do que seu aluno, atleta ou cliente procura.

Ciclismo indoor e outdoor como experiência para o aluno

Você como profissional deve olhar para o seu cenário e identificar o que de fato irá entregar para que seu aluno tenha a mesma experiência outdoor no indoor, seja ela em casa, na academia, em um studio, online, seja ela no rolo, na bicicleta estacionária, seja ela em uma plataforma, em uma live.

O que de fato você irá oferecer para que ele tenha resultado é o que vai fazer dar certo e o que realmente seu aluno está procurando “uma experiência única que simule a mesma jornada que ele teria na estrada ou nas montanhas”.

No mais let's ride e curta a jornada.

Foto Skillbike da Technogym por 

Esporte & Movimento
RAFAEL PEREIRA
RAFAEL PEREIRA Seguir

Bacharel em Educação Física. Especialista em Bioquímica, Fisiologia,Treinamento e Nutrição Desportiva(LABEX) e Metodologia do Treinamento do Triathlon(FEF) - UNICAMP. Coach Carol Furriela Team - CEO Coachbike - Triatleta Amador - CREF: 146582-G/SP

Ler conteúdo completo
Indicados para você