[ editar artigo]

Ciclismo: mais do que um esporte em ascensão. Uma oportunidade!

Ciclismo: mais do que um esporte em ascensão. Uma oportunidade!

Como tirar proveito do ciclismo e embarcar em um novo estilo de vida em meio à pandemia?

A pandemia do coronavírus veio para trazer reflexões acerca do estilo de vida da sociedade. O cuidado com a saúde passou a ser um elemento fundamental na vida das pessoas. No entanto, a prática de atividade física e esporte passou a ser mais difícil em função da exposição ao risco de se contaminar que o corpo tem quando em contato com outras pessoas; os esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquetebol, tiveram uma redução expressiva no número de praticantes.

Leia também em: Importância dos treinos curtos e intensos no ciclismo

O sedentarismo ocasionado pelo isolamento social, passou a fazer parte da vida das pessoas. Mas como lidar com essa situação de uma forma segura, prazerosa e que contribua para uma melhor qualidade de vida? A resposta para esta pergunta pode estar no ciclismo de estrada.

Desde março de 2020, pesquisas indicam um aumento expressivo de ciclistas nas áreas de prática - ciclofaixas, parques e nas chamadas APCCs (Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição). Não só o número de praticantes tem aumentado, como também o mercado de produtos esportivo apresenta uma falta de produtos para ciclismo, em função da elevada busca.

Apesar do aumento da procura, nota-se ainda que muitos lugares não oferecem segurança ao praticante, como em certas ciclofaixas que oferecem um risco por conta da proximidade com o tráfego de automóveis na mesma região. Além disso, muitas cidades urbanizadas ou ruralizadas não oferecem uma estrutura adequada ao praticante.

Clique aqui e veja mais sobre a tendência.

Por outro lado, além de ser um esporte que pode ser praticado de forma individual, ele é prazeroso. A oportunidade de pedalar por locais arborizados, como um excelente visual ou até mesmo aquele sentimento de "vento batendo na cara" dá uma sensação de liberdade ao praticante que pode ser até mesmo viciante.

Não só o ciclismo para competição, mas na modalidade de passeio, descompromissada, é benéfica para a saúde. Como tirar proveito dessa crescente procura por essa modalidade que é tão satisfatória e que oferece uma série de obstáculos quanto ao local de prática?

Por conta do aumento na procura, a dica principal é oferecer aulas de ciclismo, seja para iniciantes ou para pessoas que tenham outros objetivos com a prática de atividade física. Planejar treinamentos e indicar a prática do pedal pode ser uma alternativa interessante para o treinamento do seu aluno visando o condicionamento aeróbio, como complemento do treino de força e para favorecer também a motivação dele.

Procure tomar conhecimento acerca dos modelos de bicicletas e equipamentos mais indicados para cada local de prática, asfalto, altitude, histórico de atividade física do praticante e etc. Assim, caso um interessado venha a entrar em contato com você, o conhecimento acerca do assunto pode ser de grande ajuda para essa pessoa, que pode vir a se tornar um aluno num futuro próximo.

Compreenda também quais praças públicas oferecem segurança ao aluno. Em meio ao aumento da prática, nota-se também uma luta de entusiastas e praticantes da modalidade para oferecer melhores condições aos ciclistas. Surge assim a criação de APCCs que correspondem a um formato de praça que reserva um local seguro para prática do ciclismo.

Além disso, muitos parques como o Ibirapuera e o Villa-Lobos, ou até mesmo a Cidade Universitária da USP, podem ser também uma alternativa. Para quem é do interior, algumas trilhas e caminhos sem carros e movimentação podem ser uma saída. Como forma de identificar locais de prática seguros há muitos aplicativos que auxiliam, indicando possibilidades.

Leia também em: Educação Financeira, uma aliada da realização pessoal do Personal Trainer

Além dos fatores já mencionados acima que favorecem a motivação, procure entender o que estimula o aluno. Assim, você pode traçar planos de treino com desafios e metas, para que ele tenha um elemento a mais que favoreça a vontade de praticar. A pandemia contribui para o surgimento de desafios online, surgimento de trilhas e outros formatos que podem favorecer com isso.

E aí, o que acha de aproveitar essa oportunidade e chamar a galera para pedalar?

 

Esporte & Movimento
Luiz Fernando Fernandes Fortes
Luiz Fernando Fernandes Fortes Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você