[ editar artigo]

CINTAS MODELADORAS: USAR OU NÃO?

CINTAS MODELADORAS: USAR OU NÃO?

Cintas modeladoras: usar ou não?
Muito se fala sobre a prática de exercícios físicos, porém, pouco se explica sobre um ponto muito importante: A utilização de meios externos para a conquista do shape ideal

Leia também em: O mundo VUCA e o mundo BANI estão aí, mas você sabe o que isso significa?

Se o aluno estiver com tudo alinhado, ou seja:

  • Plano alimentar: prescrito por uma nutricionista;
  • Prescrição de treino: prescrito por um profissional de educação física;
  • Check-up completo: prescrito por um Médico;
  • Drenagem linfática: feita com uma fisioterapeuta ou uma esteticista.

Com certeza irá alcançar o SHAPE IDEAL. Ainda assim, se alguns desses ajustes não for feito antes e o aluno escolher ir por um caminho mais fácil, fica muito difícil de ajudá-lo a conquistar o shape almejado.

Sabemos que é divulgado por todos os veículos de informação, alguns meios externos por proporcionarem resultado mais rápido. No entanto, o principal e mais divulgado é a cinta modeladora. A cinta modeladora é divulgada com a promessa de eliminar peso corporal, medida e dizem poder ser utilizada durante a prática de exercícios. E o que é pior: divulgam que pode ser utilizada até para dormir!

Você está preparado para essa conversa?

Então vamos à cinta modeladora.

A cinta modeladora é utilizada desde a descoberta do BRASIL EM 22 DE ABRIL DE 1500. As mulheres já utilizavam a cinta embaixo dos vestidos para alinhar a silhueta. E com isso, passava-se a impressão de que elas tinham um corpo alinhado e modelado. Porém, a partir disso, as mulheres principalmente do século XXI por culto ao corpo aderiram à utilização na ilusão de chegar mais rápido ao shape almejado.

É nosso papel explicar o porque não é indicado a utilização da cinta modeladora, principalmente, na prática de exercícios físicos.

Nós temos o nosso cinturão natural composto por multífidos, assoalho pélvico, diafragma e o transverso do abdômen. Eles têm a função  de ativação e estabilização, principalmente do núcleo.

A partir da ação desses músculos o cinturão natural está ativo. Fazendo com que sua coluna esteja estabilizada. Ou seja, alinhamento corporal. Assim, evitando o impacto na prática dos exercícios físicos. Trazendo até a diminuição da pochete que em algumas vezes também pode ser causada por má postura no dia a dia.

Mas fora de brincadeira, a cinta vai modelar o corpo sim, por alguns minutos, porém não vai existir nenhum tipo de ativação. O que pode existir é uma compressão dos músculos que no caso não causa nenhum tipo de benefício físico. O que promove é uma cintura momentânea. 

Leia também em: Respiração x Prescrição

Lembrando que algumas alunas que fizeram uso de cinta na prática de exercícios físicos relatam até falta de ar, devido à compressão excessiva dos músculos em prol do shape perfeito. Contudo, eu acredito em uma comunicação clara e objetiva — sempre na hora da AVALIAÇÃO do aluno - resolva esta situação, alinhando expectativas e realidade do aluno. 

A partir disso, sempre que o aluno for aderir a algo diferente, ele vai perguntar se faz sentido a utilização do que ele tiver a intenção de utilizar.

Hoje em dia, eu procuro estar sempre antenada às publicações de estudos científicos e novas certificações, para validar o meu trabalho com os meus alunos.

Faz sentido para você personal?


Pinheiro, Marcelle. Cinta modeladora afina a cintura ou faz mal? (2020) https://www.tuasaude.com/cinta-modeladora-para-afinar-a-cintura/
Acesso em: ( 15/07/2021)

RJ no ar. Uso de cinta modeladora durante malhação pode prejudicar saúde. (2020) https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-no-ar/videos/uso-de-cinta-modeladora-durante-malhacao-pode-prejudicar-saude-09052018
Acesso em: (18/07/2021)

Ler conteúdo completo
Indicados para você