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Como definir meu público de alunos e me comunicar com eles nas redes sociais?

Como definir meu público de alunos e me comunicar com eles nas redes sociais?

Você já fez postagens nas redes sociais e acreditou que isso resultaria em alunos te procurando, mas a procura não aconteceu? Isso é comum e não foi só com você. Isso é frequente, porque não há preocupação com com estratégias para alcançar um público-alvo nas redes sociais. Mas como montar uma estratégia para me comunicar? É exatamente isso que vou introduzir aqui.

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Antes de tudo é bom deixar bem claro:  

Não existem receitas de bolos prontas para alcançar grandes resultados. 

O que vou trazer aqui são dicas que podem te ajudar a definir melhor como se comunicar com seu público, mas isso depende de tempo, testes e pesquisas com seus alunos. Então vamos lá para algumas dicas?

Defina o público que você quer atingir

Etapa que acredito ser a mais importante, porque a partir dela você começará a traçar estratégias. Para definir seu público, primeiro, se pergunte: qual público que mais gosto e/ou quero de trabalhar? Anote isso em algum lugar, com isso você começa a definir seu mercado, que é o conjunto de compradores em potencial do seu serviço.

Vou dar alguns exemplos de como você pode definir seu mercado:

Exemplo 1: quero atender pessoas de meia idade que querem praticar atividade física pensando na saúde, não gostam de ir a academia, mas gostam de atividades alternativas como dança e yoga.
Exemplo 2: quero atender pessoas jovens que estão focadas no ganho de massa muscular com objetivo totalmente estético.
Exemplo 3: quero atender idosos que querem praticar atividade física focada na saúde e que estão começando a passar por dificuldades para realizar suas atividades de vida diárias.

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Viu como foi bem específico? Faz sentido para você trabalhar com essas pessoas que você definiu? Se sim, agora pense:

Quais as necessidades que esse público tem? Quais problemas esse público apresenta no dia a dia?

Com essas definições, será mais fácil direcionar os conteúdos que você irá produzir. Agora que você já definiu seu público-alvo, é hora de definir sua persona. Mas o que é essa palavra? Persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Contém informações demográficas, comportamentais, além de considerar sua história de vida, motivações, objetivos, desafios, preocupações e medos.

Qual a diferença entre persona e público-alvo? Vou dar dois exemplos abaixo para você.

Público-alvo: homens e mulheres; 30 a 50 anos, possui nível superior/mestrado, mora na região Oeste da cidade, tem renda de R$6000,00 a R$10000,00 por mês, possui filhos(as). 

Persona: Flavia, 40 anos, paulistana, casada com Rodrigo de 45 anos, tem uma filha chamada Amanda de 6 anos de idade, formada em designer e trabalha como UX designer.
Está fazendo uma pós graduação por conta do trabalho, fez muitas amizades com mães depois que teve a Amanda, usa muito Instagram, Linkedin & Spotify, lê as notícias dos jornais pelo celular, gosta de fazer ioga, dança e levar sua filha para passear no parque da cidade aos fins de semana junto com seu marido.
Tem muito medo de não ter tempo e/ou disposição para acompanhar o crescimento da sua filha e de ter doenças causadas pelo envelhecimento.

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Viu que agora está muito mais direto sobre qual o tipo de conteúdo produzir para atingir seu público? Como é sua rotina, seus medos, as redes sociais que ela usa?

Que bacana, mas agora que eu sei definir meu público-alvo e sei o que é uma persona, como que faço para definir minha persona e criar conteúdos para essa persona? Bom, como a quantidade de caracteres não permite, isso será assunto para um próximo texto.

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima com conteúdos sobre como definir uma persona para seu negócio de personal trainer.

Referências:

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. Edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006


Marcos Vinícius de Paula Santos
Instagram: @marcos.depaulaa
Linkedin: /marcosviniciusdepaula/

 

   

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