[ editar artigo]

Como iniciar no mercado de personal trainer

Como iniciar no mercado de personal trainer

Eu faço parte de uma geração que não aprendeu na faculdade sobre como funciona o mercado de trabalho. Que acreditava que só existia um caminho a seguir: Virar CLT. Bem, a vida me mostrou que existem diversos caminhos e esse é apenas mais um.

Leia também: Por que as redes sociais são essenciais para aumentar sua base de alunos?

Eu havia me formado, meus planos eram outros e me tornar personal trainer não era uma opção, mas surgiu uma oportunidade quando eu quando recebi uma mensagem falando sobre a indicação. Não tive dúvidas, agradeci e já entrei em contato com o possível cliente.

Fomos à negociação (à época eu nem sabia que esse era o nome que se dava) e deu tudo certo. Primeiro contato feito, detalhes acertados, acordos fechados e começamos a treinar.

Confesso que tive bastante sorte, mas pode ser que para você que deseja começar não seja assim. Independente de como eu comecei ou como você irá começar, a principal preocupação que um recém-formado que deseja se tornar personal trainer deve ter é conseguir seu primeiro cliente. Conseguir seu primeiro cliente vai abrir as portas no mercado. Foi assim que aconteceu comigo.

A partir do momento em que você o tem, também terá a oportunidade de ajudá-lo na resolução dos seus problemas, alcançar os resultados que ele deseja, ter portfólio e experiência para conquistar os demais.

O primeiro cliente será o responsável por um ponto essencial na sua carreira: dinheiro. Dinheiro para você reinvestir em você, no seu negócio. Comprar livros, cursos, equipamentos – o que for necessário para você se tornar melhor.

Não rejeite oportunidades. Faça o melhor que puder. No começo você ainda não é um nome conhecido, então, pode ser que o seu primeiro cliente não seja o cliente ideal. Não importa, você irá atendê-lo. Nesse ponto também tive bastante sorte, meu cliente era o meu cliente ideal – aquele que sempre quis: cheio de problemas para resolvê-los.

Entenda que o seu trabalho como personal trainer é um só. Resolver problemas. Não só problemas físicos – vai muito além. Nem sempre vai ser confortável fazer algo, mas deixar de fazer não vai te ajudar.

Desenvolva novas habilidades. A faculdade dá o diploma, mas você é a única pessoa responsável por sua formação. Comece aprendendo vendas e negociação, saiba utilizar as redes sociais para mostrar seu trabalho e sempre melhore sua comunicação.

Leia também: Educação Financeira, uma aliada da realização pessoal do Personal Trainer

Se especialize no que for melhor. Mesmo sendo bom em várias atividades, tem algo que você tende a se destacar naturalmente. Esse é um bom sinal para você prestar atenção e saber onde focar sua energia.

Seja confiante. As pessoas estão sempre buscando alguém que possa ajudá-las e que demonstre confiança. Se com o tempo você conseguir confiança, as pessoas que querem resolver um problema chegarão até você.

Crie novos relacionamentos. São eles que darão a você cada vez mais clientes e mais dinheiro. Depois de conseguir o primeiro cliente, está na hora de conseguir mais. Sem novos relacionamentos eles nunca virão.

Esteja sempre aberto à possiblidades. Você pode não ter a intenção de criar um negócio, mas ele pode surgir a qualquer momento. Estar preparado é a melhor opção.

Esporte & Movimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você