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Como manter os clientes para a vida

Como manter os clientes para a vida

Com toda a certeza do mundo, a pandemia fez a nossa profissão evoluir no mínimo 5 anos – para os que souberam aproveitar as oportunidades do momento.

Por conta da segurança, do distanciamento social e da conscientização da necessidade de se ter treinos feitos sob medida, a procura por aulas individuais e personalizadas, sejam elas online ou presenciais, aumentaram significativamente.

E se antes a pergunta era COMO CONSEGUIR MAIS CLIENTES, hoje outra pergunta (deve) ser adicionada: COMO MANTER OS MEUS CLIENTES?

Leia mais em: 5 passos para ter mais alunos de personal

Noto que boa parte dos profissionais do universo fitness focam apenas em criar aulas tradicionais, fazendo mais do mesmo.

Os profissionais que conseguem ter a visão de que é preciso ter um algo a mais, criar uma experiência diferenciada, tanto no treino quanto no "extra" treino, terá enormes chances de manter os atuais clientes e consquistar ainda mais.

Em quase todos os casos, os clientes não têm a visão do que que é um treino bem elaborado e dinâmico, e isso somado relação professor-aluno limitada a única e exclusivamente ao ambiente da sala de treino, faz com que a relação fique uma relação MORNA.

Estratégias de retenção não são necessariamente GRANDES feitos específicos, mas sim PEQUENAS ações feitas repetidamente.

Os treinos "diferenciados" e dinâmicos são e serão sempre bem-vindos, mas criar um relacionamento sólido e de confiança é o "Q" a mais que pode estreitar essa relação para mantê-la for life.

Confira como manter os clientes para a vida:

Pequenos gestos, como: enviar mensagens no dia seguinte ao treino perguntando se está tudo bem, como está se sentido; enviar um cartão de feliz aniversário; uma mensagem desejando um bom final de semana ou até menos um ótimo início de semana... são gestos que fazem toda a diferença.

Para muitos alunos, há um sentimento de calor ao receber uma mensagem ou um cartão sincero, pois é percebido valor "POXA, MEU TREINADOR, LEMBROU DO MEU ANIVERSÁRIO, ELE GASTOU UM TEMPINHO PARA ME ESCREVER UM CARTÃO", construindo então um relacionamento mais ciclico com o cliente.

Deixar claro que você tem um interesse genuíno, que você se importa e não manda mensagem só para confirmar aulas e avisar que chegou o dia do pagamento.

Presente específicos (principalmente fora de época) também podem ter um efeito muito positivo, além de agregar valor à marca PERSONAL - em toda primeira aula eu levo uma garrafinha  (muito bem feito e bonita, por sinal rs) com a minha logomarca bem discreta, passando já uma boa primeira impressão.

Mostrar para o cliente que há pontos em comuns e algumas semelhanças entre vocês também irá criar uma identificação, fortalecendo a "amizade". 

E por fim e menos importante, ter um bom jogo de cintura para discutir valores, pagamento, remarcações de aulas e demais chateações inerentes à essa relação. E muito, mas muito cuidado em compartilhar pensamentos de temas delicados, como por exemplo política, religião e discussões étnicas e de gênero.

Vale lembrar que nada disso surtirá efeito desejado se o cliente não notar que o seu CORE BUSINESS, que a aula em si é BOA, e em algum momento isso poderá pesar negativamente.

Leia também em: Se não organizar, falhar você irá.

Ao mesmo tempo que as oportunidades aumentaram 1000%, a concorrência também cresceu. Se você souber dar uma ótima experiência de treino, criando uma relação saudável e de confiança com o seus alunos/clientes, com certeza terá clientes engajados e fieis por um bom tempo.

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