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Como o Personal Trainer pode usar o marketing para se posicionar no mercado?

Como o Personal Trainer pode usar o marketing para se posicionar no mercado?

Todos nós já ouvimos ou lemos a frase “O marketing é a alma do negócio”. É bem verdade que ela é bastante discutível, mas também é inegável que carrega uma informação extremamente valiosa: a de que o marketing é um componente fundamental em todo e qualquer tipo de negócio, inclusive no de personal trainers.

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Para que possa se posicionar no mercado de forma assertiva, o personal pode se valer de conceitos básicos do Marketing a fim de nortear suas ações, como por exemplo o conceito de Mix de Marketing. Esse conceito - e com esse nome - foi criado por Jerome McCarthy nos anos 60 (Anderson et al., 1995) e muito difundido por Philip Kotler e talvez seja até mais conhecido como “Os 4 Ps do Marketing'', sendo eles produto, praça, preço e promoção.

Vale ressaltar que atualmente há o conceito de "7Ps do Marketing", mas para os fins deste texto, somente os 4Ps serão utilizados. Caso você se interesse pelo assunto e queira saber quais são os outros 3, basta CLICAR AQUI.

Tendo isso por base, o indivíduo pode tomar melhores decisões no que diz respeito a tudo o que envolve seu produto ou serviço.

Pensando nisso e na atuação do personal trainer, listei abaixo alguns insights que podem ajudar

  • Produto: O conceito de “produto” engloba tudo aquilo que é oferecido aos clientes - ou, no caso do personal trainer, tudo que é oferecido aos alunos. Portanto, desde a preparação da aula até a execução da mesma e o acompanhamento da evolução do indivíduo fazem parte do produto de um personal. Dessa forma, além de saber qual necessidade seu produto satisfaz, é importante que você identifique quais os diferenciais do seu produto ou da prestação do seu serviço. É na personalização do treino? É na forma que você aborda o exercício físico? É baseado em alguma experiência relevante que você teve na preparação física de atletas de um esporte específico? Para saber isso, é importante ter autoconhecimento, senso crítico e não ter vergonha de perguntar aos seus alunos o que eles veem de diferente no seu serviço! Talvez você se surpreenda com as respostas!

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  • Praça: Esse conceito diz respeito à forma como seu produto chega ao cliente ou, em outras palavras, como o aluno tem acesso a seu serviço! Hoje em dia existem diversos meios de disponibilizar o serviço de um personal trainer, mas podemos resumi-los em “online” ou “presencial”. Assim, vale refletir sobre disponibilizar seu produto apenas presencialmente e não online e vice-versa ou em ambas as “praças”. 

  • Preço: Além da óbvia ideia de que “preço” se refere à quantia monetária a ser cobrada pelo seu serviço, esse conceito dos 4 Ps se refere também a gerar uma percepção de valor na mente do cliente a ponto de ele estar disposto a pagar mais caro pelo seu produto do que pagaria pelo de outro personal. Mais do que calcular os custos de logística, equipamentos etc, é importante que você agregue valor ao seu produto para que um prêmio maior possa ser pago.

  • Promoção: A promoção é toda a comunicação feita através de diversas formas ao público-alvo. Aqui não estão incluídos somente os meios pelos quais você se comunicará com sua persona, mas também a linguagem utilizada (para saber mais sobre o conceito de persona, CLIQUE AQUI). Assim, mais do que definir se você vai se comunicar com seus clientes pelo WhatsApp, Instagram, e-mail, carta, telefone ou por fax, é imprescindível que você entenda qual linguagem seu público-alvo fala! Tendo isso em mente e adotando uma linguagem compatível, há maiores chances da comunicação ser mais assertiva e a promoção de seu serviço mais efetiva.

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E aí, personal? Acha que implementar os 4 Ps no marketing do seu serviço pode ser algo positivo para se posicionar melhor no mercado? 

Referência: ANDERSON, L. McTier; TAYLOR, Ruth Lesher. McCarthy’s 4PS: Timeworn or time-tested?. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 3, n. 3, p. 1-9, 1995


Thiago Augusto Primon Girardi

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