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Como reter e conquistar os clientes com a crise

Como reter e conquistar os clientes com a crise

A crise só vem para nos fortalecer. É em um momento de crise que podemos despertar ou pela criatividade ou pelo desespero a nossa melhor versão.

O ser humano é guiado pelo instinto de sobrevivência e quando se sente com a necessidade de ir em busca daquilo que almeja, não pensa duas vezes antes de se por em prática.

            Acho perfeita a frase de Albert Einstein que diz: “Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que aflora o melhor de cada um.”

            O que acontece tanto aqui para nós educadores físicos como para quaisquer outros profissionais autônomos é que conquistamos nossos clientes com muito sacrifício e em alguns momentos eles se vão. Ou por questões financeiras, ou por mudança de cidade, ou porque querem conhecer outro profissional etc. Isso pode acontecer? Claro que sim e você tem que refletir a respeito de que forma você pode melhorar com isso ou ainda de que forma você poderia ter sido diferente com aquele cliente.

            Será que eu atendia suas expectativas? A cliente estava satisfeita com meu trabalho? (Saberá disso através dos feedbacks recebidos). O meu valor estava diferente do mercado e o cliente achou caro?

            Se alguma dessas questões te chamou a atenção, fique atento para lidar com seus novos clientes e aprender com os seus erros. A maturidade profissional, só vem com o tempo e se formos humildes, podemos aprender a todo tempo com as pessoas mais experientes.

            Escolha estar ao lado de pessoas competentes, capacitadas, experientes e inteligentes pois, você é a média das 5 pessoas que você mais convive. Se espelhe em alguém que você gostaria de ser e que você admire. Beba conhecimento da “melhor” fonte.

            Quando tiver todos esses respaldos, saberá enfrentar as crises com muito mais facilidade, pois percorreu e ouviu pessoas que já enfrentaram alguns problemas principalmente da sua profissão.

            Não tenha medo de arriscar, tenha medo de ficar parado. Se reinvente a todo momento. O mercado é dinâmico. Precisa sempre de pessoas criativas e alegres. Esse tipo de pessoa, nunca fica sem trabalho.

            Seus clientes conquistados recentemente e os antigos verão em você um valor agregado que outros não tem. Isso lhe trará estabilidade e confiança naquilo que você se dispõe a fazer. Se você ama o que você faz, não precisará trabalhar nem um dia se quer.

            Talvez essas seriam algumas formas de como reter e conquistar seus clientes.

Marcos Marques realiza palestras sobre Bem Estar, Empreendedorismo e Comportamento Humano, Master em Programação Neuro Linguística, Coaching ICI (Integrated Coaching Institute) pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) e é Personal Trainer.
Instagram: @coachmarcosmarques

 

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Palestrante de Bem Estar, Empreendedorismo e Comportamento Humano, Master em Programação Neuro Linguística, Coaching ICI (Integrated Coaching Institute) pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) e é Personal Trainer.

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