Já parou para pensar que alguns personais parecem estar sempre com seus horários ocupados? E mesmo que eles não fiquem por anos com os mesmos clientes, têm sempre gente nova chegando para eles?
Pois bem, isso pode ter diversas justificativas, mas uma delas especificamente é muito simples e pode começar a ser feita por você hoje mesmo. Estou falando de cuidar do seu funil de vendas.
Funil de quem?
Calma que eu explico! Dá uma olhadinha nessa imagem:
Percebe que cada etapa desse funil representa um momento do processo para conseguir novos alunos? É exatamente disso que estou falando.
O topo do funil representa a maior parte dele, a etapa de prospecção; é aquela galera que sabe que você é personal, mas que não necessariamente quer fechar algo hoje ou algo contigo. Ainda assim, é importante que saibam que você dá aulas e está disponível para atender novos clientes.
Em seguida temos a etapa de nutrição, que é quando sentimos que alguém da etapa anterior pode ser beneficiado com o nosso conteúdo. Mesmo que não venha a ser um cliente hoje, é alguém que podemos gerar um impacto positivo e ajudar de alguma forma.
Por fim, a tão esperada venda! Nessa etapa, como todos sabemos, alguém compra nossos serviços e nós entregamos a nossa proposta de valor para a pessoa.
Falei que era simples? Agora que você leu sobre o funil de vendas, sua carteira de alunos já está cheia!
Bom, na verdade não é bem assim...
Conhecer o funil de vendas de fato é importante, mas qual é o truque por trás dele? Como alguns personais sem especialização, sem um corpão definido, sem anos de profissão conseguem ter uma ampla carteira de alunos apenas conhecendo o funil de vendas?
É o seguinte: muitos treinadores costumam ir atrás de novos alunos quando percebem que a carteira de clientes está ficando comprometida. Perdem um para a falta de tempo, outro aluno que ficou sem dinheiro, outro que parou para as férias e nunca mais voltou e quando se dão conta precisam urgentemente de mais gente para dar aula.
Estes personais não conhecem o funil de vendas!
Em contrapartida, o profissional que conhece o funil de vendas sabe que precisa ter alunos na etapa de prospecção antes de vender e sabe que precisa nutrir alunos antes de fechar com eles. Para isso, o personal que conhece o funil de vendas não espera uma situação de aperto para começar a agir: eles está sempre prospectando e sempre nutrindo possíveis clientes.
Sabe como estes professores estão sempre alimentando o funil de vendas deles? Dentre outras coisas, eles estão:
- Fazendo conteúdos de qualidade nas redes sociais.
- Perguntando aos seus alunos se conhecem amigos que estão buscando personal.
- Incentivando alunos a trazerem amigos para fazerem uma aula em grupo.
Essas 3 possibilidades são apenas algumas que podem ser usadas, mas tenho certeza que você já usou e talvez até use outras também! Se lembrou de alguma, me conta nos comentários aqui embaixo.
Como sabemos, na educação física não existe milagre e nem uma resposta absoluta. O funil de vendas é uma forma de se manter com a carteira de alunos sempre cheia, mas em outros textos trarei outras possibilidades de fazer com que nossos atendimentos sigam tendo qualidade e nós possamos impactar o maior número de pessoas, da melhor forma possível.
Por hoje era isso. Forte abraço e nos lemos em breve.
Danilo Mendonça
Instagram: @danilo_ms
Imagem retirada do unsplash.com
Pessoas e atividade física são a minha paixão