[ editar artigo]

Corrida de rua e treinamento de força (ou potência)?

Corrida de rua e treinamento de força (ou potência)?

A corrida de rua é uma das práticas esportivas que mais crescem em todo mundo. Por ser uma atividade física de "fácil" engajamento dos seus adeptos é considerada como o esporte mais democrático da atualidade, pois para começar não precisamos de muito ou quase nada, a não ser disposição e iniciativa para dar os primeiros passos. Mas seria apenas isso?

LEIA TAMBÉM: Reabilitação cardiorrespiratória e exercício físico força no COVID-19

Na prática, digamos que sim, mas para quem pretende ter vida longa na corrida de rua, com planejamento, qualidade e segurança há a necessidade de se pensar em algumas variantes importantes para obter sucesso a médio e longo prazo.
Uma dessas variantes é o acompanhamento por um profissional habilitado que, vai avaliar, planejar e elaborar os treinos de acordo com as necessidades, objetivos e limitações do aluno/atleta amador.

Dentro dessa perspectiva surge a necessidade da orientação sobre o treinamento de força, com o objetivo de desenvolver outras valências fundamentais para evitar lesões e obter um melhor rendimento que são o reforço e o fortalecimento muscular.

LEIA TAMBÉM: Densidade e Sistema Enérgico no Trail Run

Já é sabido que o treinamento de potência, ou seja, com uma carga mais elevada e com um número menor de repetições e um tempo maior de descanso entre a execução das séries, tem um melhor resultado para praticantes de corrida de rua, trabalhando as chamadas fibras brancas ou de contração rápida, utilizando-se da via metabólica anaeróbica alática e de creatina fosfato (CPk) como fonte para geração de energia (ATP).

Esse treinamento contribui para o aumento da velocidade e melhora da performance do aluno/atleta.

Sendo assim, correr parece ser fácil e descomplicado, porém requer uma série de cuidados e orientação profissional para prevenir lesões, melhorar o rendimento, ter constância e permanência no esporte.

*Antônio Diniz*
Pedagogo; Especialista em Educação; Pós Graduando em Neuropsicopedagogia; Graduando em Educação Física.

Esporte & Movimento
Antonio Diniz
Antonio Diniz Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você