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Dicas para um bom pós treino em esportes de endurance

Dicas para um bom pós treino em esportes de endurance

A refeição pós treino tem como objetivo restabelecer as reservas hepáticas e musculares de glicose e otimizar a recuperação muscular. É importante periodizar os alimentos/suplementos que estarão presentes na refeição do atleta após o fim do treino, pois alguns compostos podem interferir negativamente na adaptação fisiológica ao treinamento. Assim, a escolha do pós-treino tem que ser alinhada com a fase de treino do atleta.

Segue algumas algumas dicas para um bom pós treino:

- Fazer o básico corretamente: para quem visa performance, o primeiro ingrediente do pós treino tem que ser uma boa fonte de carboidrato. Sim, isso favorecerá a reposição de estoques de glicogênio, logo o atleta se sentirá mais forte no seu próximo treino.

- Hidratação!!! Poucos atletas se atentam a isso. Uma leve desidratação pode acabar com a recuperação muscular.

- Realizar uma refeição densa em nutrientes, priorizar comida de verdade, mas caso o atleta não sinta fome: um bom shake pode descer redondo.

- Bons ativos podem ser incluídos, sem que ocorra interferência nos ganhos fisiológicos, como: gingerol, promegranato, citrulina, nitrato, EPA, DHA, vitamina D, creatina, Rodiola Rósea e as catequinas do chá verde.

- A ingestão de fontes de proteína, nesse pós treino, também se torna essencial. Não precisa de doses cavalares! Deve-se ajustar  as quantidades de acordo com o consumo proteico total do dia.

- Existem outros ativos que podem potencializar a recuperação muscular, são excelentes e reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional! Porém, como eles interferem em adaptações crônicas e agudas, é interessante serem prescritos em períodos pré competitivos ou na fase de base. São eles: curcuminóides, polifenóis, ginseng, bromelina e TARTCherry.

 

Esporte & Movimento
Bianca Ewald
Bianca Ewald Seguir

ex atleta profissional de natação; estudante de nutrição; triatleta amadora.

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