[ editar artigo]

Diferentes fases de esforço durante uma partida de futebol e estratégias de treinamento

Diferentes fases de esforço durante uma partida de futebol e estratégias de treinamento

O futebol é uma modalidade esportiva que exige dos jogadores diferentes estímulos em diversas situações durante uma partida. Para que isso seja sustentado de maneira adequada e eficiente, é preciso ter um treinamento específico para cada atleta e cada objetivo, como a capacidade física.

A partida (jogo), com uma duração oficial de noventa minutos, exige sequências aleatórias de fases de esforço e repouso, mesmo que na modalidade predomine o sistema aeróbio, devido ao tempo total do jogo. Porém, em determinadas situações, é possível afirmar que altas demandas anaeróbicas são utilizadas na partida, tornando a modalidade intermitente e com diversas fontes de produção de energia.

Tendo em vista que o futebol oferece produções de energia diferentes ao longo do jogo, podemos adaptar o treinamento individualmente (por posições) para que cada capacidade específica da posição seja aprimorada. Além disso, podemos trabalhar para aumentar de forma geral a capacidade dos jogadores de manter níveis de alta intensidade em curta e longa duração. 

Por fim, seria de extrema importância trabalhar diferentes formas de produção de energia sem interromper a capacidade individual do atleta, monitorar as cargas de treinamento e adaptar, além de  fornecer adaptações pós treino e jogo para evitar lesões e fadiga.

Esporte & Movimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você