Atletas profissionais ou entusiastas apaixonados por exercícios estão sempre pensando em como a comida pode ajudar a melhorar a performance física. Um corpo bem nutrido tem mais energia e se recupera mais rápido depois do treinamento. Estudos recentes afirmam que o segredo está na seleção dos alimentos, ou seja, no consumo dos nutrientes certos antes e depois do treino.
Banana: uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, barata e de fácil acesso durante praticamente todo o ano, a banana é uma das melhores opções pré e pós-treino. A ingestão é uma estratégia eficaz para impulsionar o desempenho, principalmente em exercícios prolongados e intensos.
Cafeína: é uma das substâncias mais utilizadas por atletas, seja na forma de suplementos, bebidas energéticas, cápsulas, etc.
Soja: quando se pensa em alimentos para impulsionar a malhação e o ganho de músculos, a soja é geralmente deixada de lado. No entanto, estudos mostram que o grão é efetivo tanto no aumento de massa magra quanto na diminuição dos efeitos negativos do treinamento, por causa do seu potencial antioxidante.
Coco: altamente nutritivo, hidratante e versátil, o coco traz diversos benefícios para a saúde, seja consumindo a sua água, sua carne ou a infinidade de produtos derivados. Estudos recentes apontam o óleo de coco como um alimento estratégico para aumentar o condicionamento físico.
Pasta de amendoim: abastecer o corpo antes e depois de um treinamento requer uma alimentação com potenciais nutritivos altos e a pasta de amendoim certamente se enquadra nessa categoria. A pasta de amendoim possui uma alta densidade energética, além de ser rica em proteínas, fibras e nutrientes essenciais, como minerais e as vitaminas do complexo B.
Seus alunos costumam te perguntar por dicas de o que comer antes ou depois treino? Estas 4 possibilidades podem ser uma boa ideia para deixar seu aluno mais preparado para as atividades e se recuperar melhor depois delas.
Graduanda de Educação Física apaixonada por exercício.