[ editar artigo]

Entenda os desafios do preparo para o Teste de Aptidão Física

Entenda os desafios do preparo para o Teste de Aptidão Física

A prática do Teste de Aptidão Física (TAF) já é comum em carreiras como polícia militar, civil, federal e rodoviária, e é um grande desafios para muitos concurseiros, pois o teste de aptidão física trata-se da etapa mais temida. Em geral, os candidatos que almejam as carreiras policias já costumam ter um perfil em comum: a paixão pelo exercício físico.

Leia também em: Treinamento Funcional – Você sabe prescrever?

Entretanto, muitos esquecem que ao passar pela prova escrita, vão ter que reservar fôlego e fazer um preparo específico para enfrentar exercícios como corrida, abdominais e barra fixa, por exemplo. Essas provas práticas são classificatórias e podem até eliminar um candidato que foi bem na prova escrita. O principal objetivo do TAF é avaliar a capacidade física do futuro servidor público para que exerça o cargo. Nesse caso, o desafio constante é manter o foco e o compromisso para equilibrar a programação de estudos e o treinamento. 

O tempo de preparo é o primeiro item que deve ter atenção, pois mesmo que seja um frequentador de academia, é necessário, no mínimo, três meses de treinamento. O tempo médio entre o resultado da prova teórica para convocação de candidatos e o TAF é de três a seis semanas. O prazo é curto para uma preparação ideal que garanta um bom condicionamento físico e eventual mudança de hábitos alimentares.

Outro ponto importante é a análise do edital quanto ao tempo e a execução dos exercícios, pois eles costumam ser diferentes daqueles praticados em uma academia convencional. Nessa etapa, o educador físico juntamente com o aluno precisa conhecer o local onde irá ocorrer a prova, como a pista de corrida e as barras, por exemplo, para um planejamento adequado à realidade da prova e se possível, realizar treinos nesse ambiente.

Leia também em: Disciplina ou motivação: o que realmente devemos buscar no processo de treinamento?

O processo do autoconhecimento corporal do aluno é essencial. Há pessoas que não têm controle motor ideal, no entanto, é preciso prescrever treinos com dificuldades graduais, até que haja uma melhora nas valências físicas. O ideal seriam treinos que cheguem próximo do extremo, sair da zona de conforto sem que cause prejuízo para a saúde. Manter um planejamento e uma rotina diária de atividade física é importante para que não haja lesões, desde que se mantenha a observação quanto a queixas de dores musculares frequentes.

O treinamento de força é um grande aliado para atingir o objetivo em uma prova do TAF. A composição corporal influencia no desempenho, mas, treinando com dedicação, o “difícil” acaba se tornando “fácil” e é a partir desse momento que o profissional de educação física deverá trabalhar com estímulos variados, exigindo treinamentos como musculação, funcional e exercícios cardiovasculares. Uma preparação eficiente deve levar em conta as valências físicas do corpo humano: força, equilíbrio, velocidade, resistência cardiorrespiratória, agilidade, flexibilidade, coordenação entre outros

Portanto, planejar com antecedência e focar no equilíbrio entre as orientações de um edital e o preparo do corpo é essencial para o sucesso em um Teste de Aptidão Física. Afinal, o TAF visa a identificação de limitações e doenças cardiovasculares que possam ser empecilho para a prática da atividade em questão. Ao mesmo tempo, é uma etapa determinante de eliminação em um concurso público e pode levar ao estresse ou lesões associadas ao excesso de exercícios.

Leia também em: Você sabe como funciona o Sistema CONFEF/CREFs? Tem certeza?

Sendo assim, é fundamental o papel do educador físico para garantir equilíbrio do treino e, principalmente, segurança para que essa prova deixe de ser uma fase tão temida na jornada dos candidatos ao serviço público em nosso país.

Esporte & Movimento
Fabio Andrade Cruz
Fabio Andrade Cruz Seguir

Desde 2005, transformo meus clientes em versões mais saudáveis de si mesmos. Como Personal trainer, posso ajudar você a perder peso, desenvolver músculos, alcançar um melhor condicionamento e o mais importante, qualidade de vida.

Ler conteúdo completo
Indicados para você