Sou apaixonado pelo tema “Escolha”, inclusive porque estamos fazendo escolhas o tempo inteiro. Dentre muitas situações, podemos citar a escolha para uma tomada de decisão no trabalho, uma viagem ou simplesmente um lugar legal para almoçar ou para levar um amigo que não conhece a cidade.
O grande impasse é fazer uma escolha assertiva. Essa é a única garantia que não temos. Para isso, aconselho você a escolher (sim, sempre) critérios para avaliar qual atitude o levaria para o melhor caminho no momento. Como funciona isso na prática?
Para exemplificar, imagine uma pessoa que quer emagrecer e ter hábitos mais saudáveis. Ao mesmo tempo, ela não renuncia aos prazeres da vida, como encontrar com os amigos e desfrutar de uma boa comida e, claro, de uma bebidinha social.
Isso é pecado? Claro que não.
A cada escolha, uma renúncia.
Quase sempre, há inúmeras escolhas e decisões a serem tomadas. Analisando os critérios desse caso, essa pessoa já falhou em inúmeros processos que chegou a ponto de quase desanimar e achar que é impossível.
Você já deve ter vivido algo semelhante, né?
Pois bem. A questão aqui faz parte daquele ditado que diz: “a cada escolha, uma renúncia”.
O que eu quero dizer com isso?
Que é impossível ter resultados diferentes fazendo a mesma coisa. Einstein já dizia isso.
As pessoas querem ser saudáveis, ter dinheiro, ser magras etc., mas, não estão dispostas a “pagar o preço” para atingir tal grau de excelência.
Dificilmente alguém consegue um bom resultado se não é coerente (aquilo que ela fala ela faz).
Um exercício muito interessante é o da visualização, em que você se imagina exatamente como gostaria de estar ou ficar. Para isso, utilize a coerência, conheça exemplos de sucesso e descubra as renúncias que envolveram o triunfo dessas estórias.
Acredito que essa pincelada para uma mudança para melhor sirva de incentivo em sua trajetória.
Experimente condutas que nunca teve. Caminhos desconhecidos podem te transportar para o sucesso. Uma coisa é certa: o fracasso total não existe; o que existe é ganhar ou aprender.
Quer ficar calmo, experimente meditar!
Quer emagrecer, experimente comer menos!
Quer ganhar dinheiro, experimente investir!
Perceba que, nesses poucos exemplos que coloquei, o caminho não é exatamente difícil, é um desafio. Muitas vezes, para realizar esses desafios, é preciso de coragem e ajustes prévios, e, às vezes, contar com profissionais para poder se sentir mais seguro e assistido na evolução constante.
Dica boa! Não desista caso não consiga, no primeiro momento, obter o que almeja. O tempo e a experiência andam juntos. Paciência é uma boa coisa a ser treinada por aqui. Desejo-lhe boa sorte e, principalmente, boas escolhas.
Grande abraço,
Coach Marcos Marques realiza palestras sobre Bem Estar, Empreendedorismo e Comportamento Humano, Master em Programação Neuro Linguística, Coaching ICI (Integrated Coaching Institute) pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) e é Personal Trainer.
Instagram: @coachmarcosmarques
Palestrante de Bem Estar, Empreendedorismo e Comportamento Humano, Master em Programação Neuro Linguística, Coaching ICI (Integrated Coaching Institute) pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) e é Personal Trainer.