[ editar artigo]

O que os esportes coletivos na infância nos ensinam?

O que os esportes coletivos na infância nos ensinam?

 

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.

 - Clarice Lispector

Essa frase de um dos maiores nomes da literatura brasileira resume a base do que é um esporte coletivo. A coletividade é ânsia pelo bem do grupo, é saber controlar suas vontades em prol do bem coletivo e é isso que o esporte com suas regras e seus valores nos ensina. Para uma sociedade se desenvolver e estimular a coletividade, respeito e enraizar valores, usar o esporte como um dos meios para alcançar esses objetivos é essencial.

Leia também: Os pilares da gestão como aliados do profissional de Educação Física

A infância é um período de descobertas, é quando iniciamos nossa jornada para a vida, é onde semeamos os ensinamentos e valores que serão colhidos na vida adulta. É o período onde temos que apresentar o mundo para essas crianças e trabalhar muito além de aspectos técnicos e boas notas, é zelar para o desenvolvimento da consciência social, valores e formação integral do ser humano que será a esperança de um futuro que ainda não alcançamos. Os esportes coletivos podem ser essenciais nesta fase da vida para o desenvolvimento completo dos nossos futuros adultos.

Diversos estudos mostrar que o esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois qualquer pessoa que pratica algum tipo de atividade física também está cuidando da saúde, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e criando um repertório cultural de movimento que possivelmente irá estimulá-lo a praticar ainda mais exercícios.

A prática regular de atividade física é fundamental para combater o sedentarismo, aumentar a consciência corporal e fortalecer a musculatura. O estímulo à prática de exercícios ou brincadeiras desde a infância é essencial para que essas crianças criem esse hábito e se tornem adultos que pratiquem atividade física rotineiramente. Além disso, o esporte coletivo é muito benéfico na educação infantil, é fundamental para a qualidade psicológica e emocional das crianças. 

Leia também: DESENVOLVIMENTO MOTOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Nós somos seres sociais, temos a necessidade de  conviver em grupo e para tentar manter isso de forma equilibrada pequenas regras de convivência são estabelecidas.

Uma sociedade sem regras,  coletividade e sem um sentimento de unidade entre os indivíduos é prejudicial às pessoas e o esporte é essencial para criar um senso de respeito, deveres e coletividade. Além do mais, o esporte é fundamental para a socialização de diferentes classes, gêneros, raças e religiões.  Ele vai muito além do bem estar físico, ele cria vínculos, revigora amizades, cria interações e fortalece o coletivismo.

Praticar esporte é também compartilhar com seus adversários e companheiros seus sentimentos de alegria pelas vitórias e tristeza pelas derrotas com todo respeito que é exigido pelas modalidades. É o lugar de trabalho em equipe, de dar o seu melhor para seu grupo mesmo entendendo todas limitações e potencialidades dos seus companheiros.

Leia também: Dança como treinamento físico?

Os esportes coletivos desenvolvem um senso de coletividade e cooperação que é essencial para uma sociedade visto que vivenciamos isso nas escolas, faculdades, trabalhos e relacionamentos: nossa vida é baseada em trabalhos coletivos. Por isso, a prática esportiva coletiva é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano e deve ser estimulada já nas primeiras fases da infância.


Marcos Vinícius de Paula Santos

Instagram: @marcos.depaulaa

Ler conteúdo completo
Indicados para você