[ editar artigo]

Exercício anaeróbico ou aeróbico? Como age o metabolismo pós-treino

Exercício anaeróbico ou aeróbico? Como age o metabolismo pós-treino

O metabolismo energético definido pelo consumo de oxigênio não retorna instantaneamente ao valor de repouso, você sabia? Na verdade, acontece ao contrário: ele permanece elevado, diminuindo progressivamente no período pós-atividade. A razão desta diminuição progressiva e gradual se deve à necessidade do organismo “pagar uma dívida de oxigênio” contraída durante a atividade que terminou, em função do uso do chamado metabolismo anaeróbico utilizado durante o exercício.

Toda atividade física utiliza tanto o metabolismo aeróbico quanto o anaeróbico para a produção de energia, com predominância maior de um ou de outro, dependendo da natureza da atividade. Nas atividades com predominância aeróbica como andar, correr, pedalar ou nadar, por exemplo, a dívida de oxigênio é menor, e o metabolismo retorna ao nível de repouso mais rapidamente no pós-exercício.

O resultado final a favor de um modelo ou de outro depende da natureza do exercício, da intensidade que ele é realizado e da sua duração, não sendo possível generalizar. Trata-se de uma “matemática calórica” que leva em consideração as características do modelo adotado e o nível de tolerância individual.

Ler conteúdo completo
Indicados para você