[ editar artigo]

Exercício físico e máscara

Exercício físico e máscara

Com a abertura das academias em algumas cidades, a utilização de máscaras será obrigatória, mas será que a máscara pode influenciar no treinamento, tanto resistido quanto aeróbio?

Com a máscara, algumas pessoas não sentirão nenhuma ou quase nenhuma dificuldade para realizar o treinamento (os treinados que mantiveram a atividades físicas em casa geralmente), enquanto alguns sentirão um incômodo leve com o treinamento e outros sentirão muito incômodo com o uso. Por quê?

A máscara pode causar dispneia (dificuldade de respirar, respirações mais curtas e rápidas) durante o treinamento e aumento da pressão parcial de CO2 no alvéolo pulmonar, que muda o padrão de respiração, aumentando a velocidade da expiração.

Com essas mudanças, mesmo em intensidades mais baixas, a percepção subjetiva de esforço (PSE) pode ser maior em até 4 pontos, ou seja, se um treino antes era considerado de baixa intensidade, com a máscara ele passa a ser de moderada a alta intensidade para algumas pessoas (os iniciantes, com sobrepeso ou obesidade sentirão mais esse desconforto).

Com isso, o treinamento terá um gasto calórico maior, portanto o esforço durante o treinamento será maior, podendo ser benéfico se for controlado, ou maléfico se o desconforto for muito grande e o treinamento tiver que ser interrompido. Para isso, a redução do volume e intensidade do treinamento devem ocorrer tanto no treino aeróbio (esteira, bike, transporte) quanto na musculação.

Nós profissionais, que estamos dentro da academia, sempre temos que estar atentos para corrigir estes aspectos no treino dos alunos, para que eles se mantenham treinando. Uma outra maneira dos efeitos serem menores, é aumentar o intervalo entre as séries e repetições.

O foco do treinamento nesse momento de pandemia deve ser voltado para a SAÚDE. Com isso, antes de buscar rendimento, busque melhorar a saúde do seu aluno e, quando ele sentir desconforto com a máscara, reduza a intensidade e NÃO TIRE A MÁSCARA!!!

Portanto, quando retornar aos treinos dos seus clientes, repare nos efeitos que a máscara irá causar neles. Lembre-se que o treinamento de início não será como antes, não busque descontar o tempo parado ao longo dos dias.

Ler conteúdo completo
Indicados para você