[ editar artigo]

Exercícios físicos na altitude!

Exercícios físicos na altitude!

É bastante comum, ao vermos as notícias do nosso time de futebol ou alguma partida disputada em locais com altitude elevada (geralmente acima de 2000 metros acima do nível do mar), notarmos que os atletas chegam ao local alguns dias antes da partida. Por que, afinal, é necessária toda essa preparação para a prática de exercício físico em elevadas altitudes?

Leia também: O Movimento Charme

Em primeiro lugar, quanto maior for a altitude de um local, menor é a pressão atmosférica. Se temos uma pressão atmosférica baixa, o ar fica mais rarefeito. Já ouviu essa expressão certo?!

Depois, vemos que também é observado que em altas altitudes há menor circulação de oxigênio no sangue, o que pode gerar maior fadiga e dificuldades de raciocínio. Algo que não queremos para um atleta de futebol, por exemplo, que deve estar fisicamente muito bem e deve realizar dezenas ou até centenas de raciocínios rápidos durante uma partida de 90 minutos.

Por fim, outro fator de grande relevância para se realizar a preparação e aclimatar todo o time é que ocorre uma variação na velocidade da bola devido ao ar rarefeito, o que pode mudar a percepção dos jogadores.

Sendo assim, muitos clubes optam por chegar alguns dias antes da data do jogo para fazer a aclimatação no ambiente de alta altitude, sendo eficaz e importante para os atletas.

Leia também: Benefícios do treino de força no emagrecimento

E para aqueles que viajam e querem manter a rotina de corridas e exercícios físicos e estão em algum lugar de elevada altitude? Como proceder?

Para atividades menos intensas, você não vai precisar se preparar tanto, ou chegar no destino com alguns dias de antecedência, mas aqui vão algumas dicas:

  • Modere os esforços, reduzindo o ritmo da atividade que está habituado.
  • Fique atento à sua frequência cardíaca.
  • Não busque executar as distâncias que estava habituado ou chegar à fadiga.
  • Hidrate-se bem.

E aí! Gostou das informações? As dicas te ajudaram? Está indo para algum lugar com altitude? Não esqueça de compartilhar suas experiências comigo nos comentários!

Ler conteúdo completo
Indicados para você