[ editar artigo]

COVID 19 e o treinamentos para o Futebol

COVID 19 e o treinamentos para o Futebol

O cenário mundial com a pandemia impactou diversos setores econômicos, afetando o trabalho de milhares de pessoas e áreas da sociedade. Dentre elas, o futebol.

Muitos lugares do mundo precisaram suspender campeonatos e partidas para que fosse possível "frear" a propagação do vírus e, com isso, jogadores ficaram parados, sem qualquer tipo de treinamento. Alguns clubes proporcionaram treinamento online para manutenção da carga em casa, mas até que ponto seria ideal manter o treinamento em casa?

Logo após a abertura gradual dos treinamentos e campeonatos, houve alguns estudos que mencionaram atletas que tiveram contusões e lesões após o retorno.  A partir disso, as comissões técnicas tiveram que atuar de forma gradual nos treinamentos, com avaliações minuciosas e treinamentos moderados. Acredito que devido a carga imposta em casa e no centro de treinamento, houve divergências que ocasionaram em lesões pós jogo.

Ações fisiológicas de modo geral também foram afetadas durante o isolamento de atletas, por exemplo a capacidade cardiorrespiratória. Foi notório que alguns jogadores tiveram dificuldades para permanecer durante noventa minutos em campo, outros hiperventilando em "poucos" minutos durante a partida.

Portanto, é indiscutível que sim, o treinamento em casa auxiliou de forma geral a manutenção da carga de treinamento para a volta, mas até que ponto isso evitou lesões? Talvez alguns meses a mais de treinamento no CT pudessem evitar isso? Ou uma estratégia diferente adotada na volta do treinamento?

Será que treinos moderados e com objetivos diferentes, a fim de evitar lesões, teriam melhorado esse quadro? Acredito que agora todos voltaram a sua forma ideal, mas acredito também em possíveis sequelas devido ao longo período inativo. Conforme os campeonatos têm voltado, poderemos observar a evolução dos jogadores depois deste novo período afastados dos gramados.

 

 

 

Esporte & Movimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você