[ editar artigo]

Biogênese Mitocondrial | Como é?

Biogênese Mitocondrial | Como é?

Quando falamos em biogênese mitocondrial, temos que entrar no mundo celular, onde está inserida uma organela (estrutura dentro de uma célula que desempenha funções especializadas) que gera a maior parte do suprimento celular, que é usado como fonte de energia química, o ATP (trifosfato de adenosina), sendo apelidada como a “potência da célula”, conhecida como mitocôndria.

LEIA TAMBÉM: O ciclo de Cori e sua importância

Mas, temos que mencionar no plural " mitocôndrias” haja vista sua função principal e secundárias em nosso sistema. Estima-se que no fígado pode chegar a mais de 2.000 mitocôndrias por célula hepática. Nesse processo, pelo qual as células aumentam a massa mitocondrial, conhecido como biogênese (formação de novas mitocôndrias), o exercício físico de resistência aeróbica é um ativador que se utiliza de sinais cujo regulador mestre para esse processo seria o PGC 1α ( coativador 1-alfa do receptor gama ativado por proliferador de peroxissoma). PORTANTO o exercício físico ativa essa proteína que consequentemente processa essa interação de coativador da biogênese mitocondrial graças a versatilidade com que as mitocôndrias possuem como fissão (que é a separação das mitocôndrias) e como a fusão (que é a junção das mitocôndrias).

Com isso, ocorre uma melhor eliminação de mitocôndrias danificadas bem como a junção de novas mitocôndrias com transporte mais eficiente de energia, conhecida como reorganização da rede mitocondrial. Toda essa descoberta foi graças ao pesquisador Dr. John Holloszy, americano, cujo foco de pesquisa foram as adaptações pelo exercício, e em sua entrevista  (McArdle, fls.237) mencionou:  

“Embora seja difícil ser categórico, minha contribuição mais significativa para a ciência do exercício – aquela que exerceu provavelmente o maior impacto – foi a descoberta de que o treinamento de endurance induz um aumento no número de mitocôndrias musculares. A importância desse achado reside no fato de desempenhar um papel proeminente na explicação de como o treinamento de resistência aprimora a endurance e modifica a resposta metabólica ao exercício.” 

E o que você terá de benefícios com todo esse processo em seu organismo? Uma melhor capacidade oxidativa, melhor capacidade respiratória aprimorada das mitocôndrias  musculares, melhor produção aeróbica de ATP, em suma uma maior eficiência celular que ocorre simultaneamente com o aumento da capilarização e funcionalidade do transporte energético.  

Referências:  

Powers, Scott K. Fisiologia do exercício : teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho I Scott K. Powers, Edward T. Howley. - - 8. ed. - - Barueri : Manole, 2014. 

Colaboradores da Wikipedia. (2020, 19 de outubro). Biogênese mitocondrial. Na Wikipedia, The Free Encyclopedia . Recuperado 02:36, 1 de maio de 2021, de https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mitochondrial_biogenesis&oldid=984397040. Acesso em 01 de maio de 2021.  

McArdle, William D. Fisiologia do exercício | Nutrição, energia e desempenho humano / William D. McArdle, Frank I. Katch, Victor L. Katch; Revisão técnica Fábio C. Prosdócimi; Tradução Dilza Balteiro Pereira de Campos, Patricia Lydie Voeux. – 8. ed. – Rio deJaneiro: Guanabara Koogan, 2016 

Biogenêse mitocondrial e exercício físico: hipótese do acoplamento elétrico-transcripcional . Rev. bras. educ. fís. esporte vol.29 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2015- Acesso em 29 de abril de 2021.  

Esporte & Movimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você