[ editar artigo]

IMC alto e os riscos durante a pandemia do Covid-19

IMC alto e os riscos durante a pandemia do Covid-19

Muito se tem falado, desde o início da pandemia em março de 2020, sobre a importância da atividade física para a saúde da população mundial durante esta pandemia.

A grande maioria dos casos graves tem acontecido em pessoas idosas e/ou obesas, mesmo após 1 ano de pandemia. Aqui no Brasil, falando especialmente da obesidade, temos mais de 25% da população adulta obesa e mais de 50% com sobrepeso, o que sempre gerou grande preocupação a todos.

Mas por que será que existe esta relação entre severidade no Covid-19 e a obesidade? Você sabe responder o porquê?

Um estudo americano muito interessante com mais de 3 milhões de pessoas adultas mostrou que não só os obesos, mas também as pessoas com sobrepeso podem ter grandes problemas com o corona vírus. 46% das pessoas que foram a óbitos tinham IMC acima de 30 kg/m2 (obeso) e 27,3% dos óbitos eram de pessoas com IMC entre 25 a 29,9 kg/m2 (sobrepeso), ou seja, 73,3% dos óbitos de março a dezembro no grupo que foi estudado foram de pessoas com sobrepeso e obesidade.

Este quadro é muito alarmante e mostra o quanto ter o peso dentro de uma faixa saudável pode contribuir para uma severidade menor da doença.

Eles também demonstraram que o sobrepeso e obesidade são fatores de risco para uso de ventilação mecânica invasiva e que o risco também era aumentado para hospitalização e óbito em adultos com menos de 65 anos, mas com sobrepeso ou obesidade.

Há muitos anos já sabemos que estas condições (sobrepeso e especialmente a obesidade) aumentam a inflação geral das pessoas e, agora associada a uma doença inflamatória (Covid-19), está piorando e muito o quadro das pessoas.

Também é importante lembrar que o exercício físico regular é um importante agente anti-inflamatório e que poderá sim ajudar e muito no combate a severidade da doença.

Outro ponto chave é que a obesidade prejudica as funções do sistema imune, porém o exercício auxiliará e muito nas funções imunológicas.

Estas e algumas outras questões eu discuto no curso de Fisiologia do Exercício que está disponível aqui na comunidade Esporte e Movimento, você já está inscrito? Faça a inscrição e inicie sua jornada!

Meus amigos, continuamos por aqui alertando sobre a importância do exercício e da atividade física em tempos de pandemia ou não, pois sempre valerá a pena.

Não se esqueça de compartilhar este texto e usar nossa hashtag oficial #esporteemovimento e me marcar (@gersonleite.phd) nas redes sociais.

Continuamos juntos e até breve

Prof Gerson Leite

Esporte & Movimento
Gerson Leite
Gerson Leite Seguir

Professor de Educação Física apaixonado por Esportes, Atletas e Empreendedorismo no Esporte. Doutor em Treinamento Esportivo e Pós Doutor em Fisiologia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você