[ editar artigo]

Indivíduos com DOR LOMBAR CRÔNICA relatam diminuição da dor após o fortalecimento do GLÚTEO!

Indivíduos com DOR LOMBAR CRÔNICA  relatam diminuição da dor após o fortalecimento do GLÚTEO!

 

🎯Indivíduos com dor lombar crônica (Park & Lee, 2016) e aqueles com disfunção sacroilíaca relataram diminuição da dor após o fortalecimento glúteo ( Added et al., 2018 ). Mais recentemente, um estudo de revisão sistemática de matanálise conduzido pelo Professor Fábio Arcanjo e publicado no final do ano passado na Clinical Rehabilitation, examinou a eficácia dos exercícios de fortalecimento do quadril na redução da dor e incapacidade em pessoas com dor lombar.
.
.
👉A adição do fortalecimento específico dos músculos do quadril junto aos protocolos de reabilitação convencionais foi capaz de reduzir a dor em mais de 25% entre os sujeitos da pesquisa, além de melhorar os índices de incapacidade motora.
.
.
🤔 Porém, diversas outras questões ainda permanecem como dúvida, por exemplo: (a) quais exercícios devem ser estimulados, (b) em qual frequência semanal, (c) intensidade e (d) volume de treino.
.
.
🤔🤔 Muitas dessas dúvidas ainda se deve à baixa quantidade de pacientes na amostra total dentre os estudos avaliados (309 homens/mulheres com idade entre 37-56 anos)  que também contaram com uma qualidade moderada (poucos estudos randomizados de forma cega) dentre os poucos estudos existentes sobre a temática. Portanto,  cautela ao acrescentar os exercícios de forma aleatória. Uma boa avaliação SEMPRE deve preceder a PRESCRIÇÃO.

Texto de Leônidas Oliveira

Esporte & Movimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você