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Influência do ciclo menstrual no rendimento feminino

Influência do ciclo menstrual no rendimento feminino

 

Algumas mulheres costumam sentir diferença no rendimento e disposição quando estão menstruadas. Esse período precisa ser levado em conta pelos treinadores tanto na hora do planejamento quanto da exigência por um rendimento de excelência. 

O período menstrual é desconfortável, na maioria das vezes desanimador. Portanto, é importante para quem prescreve e a própria atleta conhecerem e conversarem sobre o ciclo menstrual das alunas, sem tabus.

Seguem as principais características de cada fase do ciclo:

1.  TPM: Dura em média 6 dias,  progesterona vai no pé e a atleta sente redução de desempenho, mais cansaço físico, irritabilidade aumentada.
Incentive a atleta a treinar, pois a prática de exercícios aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, dando a sensação de relaxamento e bem-estar, ou seja, é um remédio natural. 

2. PERÍODO MENSTRUAL: A média de duração da menstruação nas mulheres é de 5 dias e nesse período o ideal são treinos leves, como o regenerativo ou um descanso ativo. Isso porque nessa fase o corpo feminino está produzindo pouco estrogênio (que, associado a produção de serotonina, regula o humor na mulher e dá aquele up). 

3. PERÍODO PÓS MENSTRUAL: Finalmente a melhor fase da atleta. Nesse período há o aumento da força, velocidade, resistência, ou seja o desempenho vai estar no pico, graças ao aumento gradativo do estrogênio e da maior liberação de noradrenalina. Hora de pegar pesado nos treinos.

É de extrema importância que a mulher seja respeitada na sua individualidade. Claro, sempre existem exceções e um trabalho bem feito leva em consideração todas as variáveis.

 

 

Esporte & Movimento
MELL PORTO
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Entusiasta da vida leve. Advogada por profissão. Graduanda em Educação Física por paixão. Inspira e vai!

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