Essa é uma dúvida que sempre vem a tona: por que usar máquinas e não pesos livres? Quando o aluno é iniciante ele não possui conhecimento dos movimentos da musculação, não tem consciência corporal, e não entende a função da coordenação intermuscular e intramuscular. Mas o que é isso?
Leia também: Treinamento de força no futebol: é o ideal?
Coordenação intramuscular é o uso da musculatura agonista na execução do movimento, a percepção das fibras se alongando e contraindo mantendo a qualidade estabilizatória e bom direcionamento de carga fazendo com que haja movimento.
Coordenação intermuscular é o sincronismo de toda musculatura envolvida em um determinado exercício afim de realizar um movimento. Por exemplo, o supino sendo multi-articular tem agonista a musculatura do peitoral (em suas devidas porções), deltoides (feixes anteriores) e tríceps (auxiliando na extensão de cotovelos). A ideia da coordenação intermuscular é fazer com que ele desenvolva a habilidade de contrair a musculatura agonista porém fazendo bom uso da sinergista, o que permitirá que o movimento seja executado com harmonia, efetividade e segurança.
Leia também: Avaliar e sistematizar ou treino imediato
O aluno iniciante não pensa em contrair musculatura envolvida, muito menos em como contraí-la, ele tem na cabeça dele que a meta é empurrar aquela barra. Inicialmente usando um aparelho ao invés de uma barra o aluno terá muito mais segurança e desenvolverá tais habilidades, facilitando posteriormente o trabalho efetivo com o uso de pesos livres.
Prof. Esp. Thulyo Mercuri
Licenciado em Educação Física UNIP em 2009 Bacharelado em Educação Física FEFISO (ASCM) em 2011 Pós Graduação em Musculação e Condicionamento Físico FMU 2014 ISSA - Personal Trainer 2020 (Miami - USA) ISSA - Sports Nutrition 2020 (Miami - USA)