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Lesão na mão. E agora?

Lesão na mão. E agora?

As lesões no esporte são sempre um incômodo e uma dificuldade constantemente presentes na vida dos atletas profissionais, mas e para os atletas amadores e ‘‘comuns’’ praticantes de atividade física ou que frequentam a academia durante a semana? Como treinar após uma lesão na mão?

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Na nossa mão existem vários pequenos ossos, e, além dos metacarpos e das falanges, na parte maior da mão (sem ser os dedos) temos o osso do carpo. O carpo é composto por 8 pequenos ossos, são eles: trapézio, trapezoide, capitato, hamato, pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide.

A fratura mais comum no carpo é a fratura do escafoide, e algo que dificulta muito a identificação do tratamento, e consequentemente da recuperação é que muitas pessoas confundem com uma simples torção de punho.

Existe no universo das artes marciais, sobretudo no boxe, um aparelho que pode ajudar a fortalecer o punho e as mãos chamado handgrip. Existem alguns exercícios que podem ajudar caso a pessoa sinta necessidade. O praticante de musculação caso não queira adquirir o handgrip ou não sinta a necessidade de usá-lo pode fazer exercícios bem simples para os punhos, que ajudam a evitar as lesões.

Alguns exercícios muito simples que podem ser feitos são:

  •  Extensão e flexão do punho. (Pode-se ou não acrescentar resistência com a outra mão. Depois se alterna o lado).
  • Abdução do punho (mover o polegar em direção ao antebraço).
  •  Adução do punho (mover como se levasse o dedinho em direção ao antebraço).
  • Abrir e fechar os dedos apertando bem.

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Tais breves exercícios antes de começar a sua rotina de treinos na academia podem ajudar a prevenir lesões de punho, mas e se a pessoa já machucou? E agora? O que fazer?

Caso a pessoa não identifique a fratura e continue seus treinos normalmente, pode haver piora e agravamento da fratura. Uma vez identificada a lesão, o ideal é mesmo que se interrompam os treinos pelo tempo aconselhado pelo médico. Mas e na volta? Vou conseguir fazer os exercícios com o mesmo desempenho que antes?

Por se tratar de uma lesão na mão os seus músculos dos membros superiores terão sofrido uma pequena atrofia, mas não se preocupe e, uma vez apto aos treinos, vá voltando a realizar seus exercícios habituais com menos carga e em breve você já irá se sentir mais confortável para subir gradativamente os pesos até chegar aos níveis anteriores da lesão. É importante que o seu retorno seja gradual! Tenha calma e resiliência!

Essas dicas te ajudaram?

Você é praticante de musculação e já sofreu alguma lesão na mão?

Já tinha ouvido falar do handgrip?

Conta pra mim sua experiência nos comentários abaixo!!!

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