[ editar artigo]

Não privem as crianças de uma das coisas mais importantes: brincar

Não privem as crianças de uma das coisas mais importantes: brincar

A vida é feita de momentos que não voltam, então não deixe o momento de diversão das crianças para depois, porque depois pode ser tarde e pode trazer consequências!

O mundo está mudando cada vez mais rápido, concorda comigo? Tudo está ficando cada vez mais prático e dinâmico. Estamos acompanhando essas transformações de perto, inclusive as crianças. Já parou para pensar como isso afeta a realidade dos nossos guris? É sobre isso que vamos conversar hoje! Vamos lá?

Leia também em: Porque estamos presos aos circuitos para as crianças?

A essência da infância é o brincar, é nesse momento que a criança explora o seu redor, se imagina em um mundo de faz de conta, encontra barreiras durante as brincadeiras e tenta superá-las. Nesses momentos que ela lida com vários desafios, como por exemplo saber lidar e interagir em ambientes com diferentes pessoas, esses são os primeiros passos para aprender a viver em comunidade.

Vivemos nos tempos da produtividade, temos que estudar mais, falar 2 ou 3 idiomas, programar, tudo isso antes dos 18 anos. Isso faz com que os pais criem seus filhos como “máquinas” e esquecem de algo muito essencial: o brincar — Tão importante e que ajuda as crianças a aprenderem a se relacionar, muito mais do que qualquer outra competência técnica que o mercado exige.

Leia também em: Educação Física e a Pandemia: Muito além do esporte

Além disso, vemos as crianças passando muito tempo em frente às telas, vemos até mesmo esses meios se tornarem parte da rotina de aprendizagem nas escolas, isso pode prejudicar o desenvolvimento das crianças pois a grande quantidade de horas nos meios digitais inibe as ações de atividade que ajudem elas a explorar o mundo e que trazem resultados importantes para seu desenvolvimento.

Isso quer dizer que os artefatos digitais são ruins para o desenvolvimento das crianças? Depende. Os meio digitais são importantíssimos para as crianças, nós vivemos nessa realidade e temos que ir se adaptando à realidade do mundo, mas quando há um exagero na dose de atividades em tela, pode ser prejudicial sim, isso porque as brincadeiras trazem diversos benefícios como:

  • Melhora na coordenação motora;

  • Melhora na velocidade de tomada de decisão;

  • Melhora na concentração;

  • Melhora a aprendizagem;

  • Estimula o autoconhecimento;

  • Estimula a socialização;

  • Aprender a lidar com frustrações;

  • Entre outros vários benefícios.

Privar a criança de brincar é privar ela de conhecer o mundo e de se desenvolver

Acontece também que muitos pais impedem a diversão de seus filhos porque exigem mais disciplina e organização, fazem isso por acharem que vão contribuir para o seu desenvolvimento. É muito importante que os pais se conscientizem sobre os impactos que podem ser causados se as crianças não desfrutarem das atividades e brincadeiras que esse período da vida exige.

Estimule as crianças a brincarem de forma livre e usando toda sua imaginação, não importa que ela esteja em um lugar pequeno, com poucas crianças, porque isso é essencial para seu desenvolvimento. Diminua o tempo delas nas telas; no começo elas ficarão chateadas e com tédio, mas aos poucos a criatividade para as brincadeiras vão surgir. Também apoie e dê liberdade para a criatividade de brincadeiras que podem surgir, não deixe as brincadeiras “rígidas”.

Leia também em: O que os esportes coletivos na infância nos ensinam?

Tenha em mente que a criança não está só gastando energia, mas sim criando novas possibilidades de escolhas, trabalhando sua criatividade e se desenvolvendo. E não se esqueça de aproveitar o momento e brincar com elas também, viu? Deixe seu momento criança tomar conta de você também e aproveite esses instantes que passam muito mais rápidos do que nós imaginamos e infelizmente não voltam.

Bom, por hoje é isso, espero que tenham gostado, pode ter certeza que nos veremos mais vezes.


Marcos Vinícius de Paula Santos
Instagram: @marcos.depaulaa
Linkedin: /marcosviniciusdepaula/

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você