[ editar artigo]

O básico da periodização de treinamento para atletas

O básico da periodização de treinamento para atletas

Muitos treinadores têm dúvidas sobre qual a melhor estrutura de treinos para seus atletas, partindo do planejamento e chegando na indefinição e dúvida sobre qual estímulo aplicar em um determinado momento.

Quando o assunto é performance, ou treinar com qualidade e sem lesões, é necessário um programa de treino de corrida bem estruturado, com base em princípios básicos de treinamento, respeitando a individualidade biológica de seus atletas, interesses, expectativas, histórico de atividade física e rotina (realidade).

Existem diferentes métodos  para organizar o ciclo de treinamento do atleta, alguns mais aplicados para alta performance, outros para modalidades específicas. Geralmente para esportes de endurance, como a corrida de rua e triathlon, seguimos as diretrizes estabelecidas pelo, considerado o pai da periodização do treinamento, cientista russo Dr. Leev Pavlovtchi Matveev, na década de 50, com seu modelo caracterizado como clássico/tradicional.

ESTRUTURA BÁSICA

Independentemente do nível de condicionamento ou objetivo do atleta, devemos elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo:

Macrociclo: Geralmente é estabelecido semestral ou anualmente de acordo com uma meta bem definida, como por exemplo completar uma maratona em novembro, supondo que estamos em março.

Mesociclo: Os mesociclos são estruturas semanais que norteiam o tipo de sobrecarga do treinamento e fazem com que a performance do atleta seja potencializada.

Microciclos: Estes são as sessões do treinamento do atleta (diárias).

Um atleta que passa por todos estes ciclos ao longo dos anos com regularidade e disciplina, consegue ver resultados expressivos, e reduz significativamente o risco de lesões.

ORGANIZAÇÃO MENSAL

Um macrociclo é composto por diversos mesociclos. Eles são programados conforme a fase do treinamento: período de base, período especial, competitivo e de transição. A duração de cada período pode variar bastante, pois depende do condicionamento físico, histórico esportivo e objetivo do atleta. Entenda melhor cada um:

Período de base (geral): O alvo é desenvolver capacidades básicas e gerais importantes, como força e condicionamento aeróbico. É realizado no início do macrociclo, entre 4 a 10 semanas. Os treinos são mais focados em rodagens com ritmo leve a moderado e trabalho de força geral nas 3 modalidades.

Período especial (específico): Trabalho específico com foco nos estímulos mais utilizados na prova alvo do atleta (velocidade, resistência, força, potência). Em muitos casos há a composição equilibrada destes estímulos e a modulação fina entre a natação, ciclismo e corrida. Este ciclo pode durar de 4 a 12 semanas. Os treinos geralmente são mais intensos e complexos neste período. Os simulados e provas intermediárias são importantes neste período para avaliações longitudinais e desenvolvimento técnico.

Período competitivo: É a reta final de ajuste de ritmo, mentalização e manutenção do condicionamento adquirido. Muitos denominam a fase final do período competitivo como “polimento”. Pode durar de 4 a 6 semanas com a redução de volume e intensidade dos treinos para o corpo chegar preparado para a prova alvo.

Período de transição (regenerativo): Fase de “descanso” após uma prova. Pode durar de 2 a 6 semanas. Não é recomendado parar completamente de treinar, a fim de manter o condicionamento, dependendo da prova realizada, é claro. O descanso ativo com atividades diversificadas com baixa intensidade são perfeitos nesta fase.

Mesmo com todo este ciclo, é importante deixar claro aos seus atletas que nenhuma meta é atingida sem dedicação, disciplina, foco e regularidade.

Photo by Christina Morillo from Pexels

Bora pra cima!

Esporte & Movimento
Rodrigo Lobo
Rodrigo Lobo Seguir

Bacharel em Educação Física EEFE-USP Diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva Corredor e Triatleta há mais de 20 anos. Palestrante de temas relacionados à saúde, qualidade de vida, corrida de rua e triathlon. CREF: 051186-G/SP

Ler conteúdo completo
Indicados para você