[ editar artigo]

O exercício físico como aliado no combate ao Covid-19

O exercício físico como aliado no combate ao Covid-19

Nunca se falou tanto em imunidade. Com a pandemia do coronavírus, a preocupação das pessoas em melhorar a performance do seu sistema imune aumentou significativamente. Mas será que tem realmente como deixá-lo mais forte? 

Não há dúvidas de que os exercícios físicos têm relação direta com a imunidade. No entanto, o que pouca gente sabe é que eles podem nos proteger ou, na contramão, nos deixar ainda mais suscetíveis a certas enfermidades. Isso porque práticas exageradas podem interferir nas barreiras de proteção do organismo e provocar o efeito contrário. 

Já é um consenso que o exercício faz bem à saúde física e mental. Sentimos bem-estar imediatamente após alguma atividade física e mesmo aquelas praticadas de forma breve e regular são benéficas.

Quem se exercita em atividades regulares apresenta resultados de saúde mais desejáveis em uma variedade de condições físicas, incluindo melhor qualidade de vida, melhor capacidade funcional e melhores estados de humor. Os resultados positivos são vistos também em populações com transtornos psiquiátricos, como depressão e alterações de humor; também em diferentes populações étnicas, gênero e diferentes idades.

Os exercícios também estão diretamente ligados à redução do estresse oxidativo, que é o desbalanço entre radicais livres e antioxidantes em nosso corpo, processo cujas consequências podem causar sérios riscos à nossa saúde, como doenças, envelhecimento precoce e morte celular. 

Em vários âmbitos da vida o exercício físico torna-se essencial. Além disso, ao melhor compreendermos o funcionamento do antioxidante EcSOD, poderemos usá-lo de forma mais eficaz, por exemplo na terapia gênica com foco no aumento da produção desta substância. Como consequência disso, teremos aumento de imunidade. Uma outra hipótese é que sua presença protetora nos pulmões poderá ser aumentada em pacientes que lutam contra a Covid-19.

Por enquanto, o que temos evidências o suficiente para recomendar é que a prática de atividade física regular que pode nos proteger de possíveis consequências da contaminação durante a pandemia.

Esporte & Movimento
Fábia Karinna de Medeiros Fernandes
Fábia Karinna de Medeiros Fernandes Seguir

Graduanda de Educação Física apaixonada por exercício.

Ler conteúdo completo
Indicados para você