[ editar artigo]

O exercício físico pode potencializar a eficácia da vacina para Covid-19?

O exercício físico pode potencializar a eficácia da vacina para Covid-19?

Muitos profissionais me procuram para entender melhor como o exercício pode ajudar a imunidade de seus alunos e quais seriam as melhores alternativas, em relação a treino, para melhorar a imunidade.

Esta não é um pergunta difícil de se responder, especialmente pela quantidade de pesquisas envolvendo exercício e imunidade nos últimos 25 anos, mostrando que o exercício melhora a função imune e a ação das células imunes.

Isto tem sido apontado como uma das "armas" contra o Covid-19, um sistema imune mais "forte" e capaz de combater a doença.

Neste sentido, começamos a nos perguntar se uma pessoa com a imunidade melhor poderia responder de forma mais positiva à vacina. Será que sim?

Ainda não temos dados científicos para afirmar isto com a vacina do Covid-19, porém esta relação de já foi demonstrada com o vírus da influenza, pois foi observado uma melhora na produção de anticorpos em indivíduos treinados. Muito legal isto!

O artigo "Physical activity: a coadjuvant treatment to COVID-19 vaccination?" publicado na revista Brain Behav Immun em 2021 aponta algumas possíveis hipóteses dos benefícios do exercício na vacinação contra o Covid-19, como:

A - Hipótese para o exercício agudo:

  1. O exercício aumenta as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina);
  2. Aumenta a liberação de miocinas anti-inflamatórias;
  3. Estas respostas fisiológicas ao exercício poderiam melhorar a resposta de anticorpos;
  4. O que poderia aumentar a eficácia da vacina.

B- Hipótese para o exercício crônico (pessoa treinada):

  1. O exercício diminui a imunossenescência (deterioração natural do sistema imunológico);
  2. Melhora a "vigilância do sistema imune" (monitoramento do sistema imunológico para detectar e destruir células infectadas por vírus);
  3. Aumenta a quantidade de células do sistema imune;
  4. Melhora a função das células do sistema imune.

Com ambas hipóteses, para o exercício agudo e crônico, os autores sugerem que o exercício ou treinamento prévio poderiam aumentar a eficácia da vacina contra o Covid-19.

Ou seja, mais um artigo científico mostrando os possíveis benefícios do exercício nesta pandemia e nos ajudando a incentivar mais pessoas a aderirem a prática regular de atividade física com orientação adequada.

No meu curso gratuito para a Comunidade Esporte & Movimento são abordados vários assuntos para você se tornar um Expert em Fisiologia, um dos módulos é sobre Covid onde iremos nos aprofundar nesse tema. Faça a inscrição e inicie sua jornada!

Não se esqueça, dissemine essa informação, se for compartilhar use nossa hashtag oficial #esporteemovimento e me marca (@gersonleite.phd) para te repostar nas redes ;-) 

Um forte abraço e até o próximo texto!

Prof Gerson Leite

 

Esporte & Movimento
Gerson Leite
Gerson Leite Seguir

Professor de Educação Física apaixonado por Esportes, Atletas e Empreendedorismo no Esporte. Doutor em Treinamento Esportivo e Pós Doutor em Fisiologia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você