[ editar artigo]

O mundo VUCA e o mundo BANI estão aí, mas você sabe o que isso significa?

O mundo VUCA e o mundo BANI estão aí, mas você sabe o que isso significa?

O tempo avança e cada vez mais entramos em um mundo com mudanças rápidas e frequentes. O mundo VUCA. O termo (em inglês) se refere a um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (Volatility, Uncertainly, Complexity e Ambiguity, em inglês, respectivamente). Quem nunca teve que lidar com problemas complexos na hora de pensar na organização do plano de aulas e adaptar a sua rotina para atender uma série de alunos, de diferentes formas?

Leia também em: Ciclismo: mais do que um esporte em ascensão. Uma oportunidade!

A pandemia da COVID-19 vem transformando ainda mais o conceito de mundo atual. Com ela, surgiu um novo conceito: O mundo BANI, isto é um mundo que não só é incerto, mas que é caótico. As situações demonstram o quanto o ser humano pode ser frágil, ansioso, vivenciar situações não-lineares e incompreensíveis (Brittle, Anxious, Nonlinear e  Incomprehensible, em inglês, respectivamente.

O profissional, para se diferenciar em relação à concorrência, precisa cada vez mais desenvolver uma série de habilidades que o ajude a lidar com quaisquer situações que apareçam no seu dia a dia. O mundo atual exige profissionais que saibam liderar com propósito, se adaptem com facilidade às adversidades, que sejam resilientes, que tenham uma visão estratégica e um pensamento crítico. E você deve estar se perguntando: Como posso aplicar isso no dia a dia?

Abaixo são listadas uma série de dicas para você poder evoluir e lidar com êxito dos momentos que te desafiam na rotina de trabalho:

  • É fundamental que você saiba se planejar e pensar que estamos suscetíveis a catástrofes a todo momento. Um aluno seu pode sofrer um acidente, você pode ter algum problema que afete a sua vida profissional de forma significativa, ou até mesmo um incêndio queimar o seu estúdio de funcional. 
     

  •  A vida é incerta, no entanto, é possível tornar ela mais previsível. Procure planejar, pensar em planos A, B e C para tudo que você passa. Entenda que você está suscetível a cenários pessimistas, realistas e otimistas.
     

  • As pressões do dia a dia fazem com que você crie um certo senso de urgência pessoal e consequentemente a ansiedade, uma das doenças mais comuns atualmente, pode consumir você. Tenha calma. Procure entender a prioridade das suas atividades, o que pode te dar mais resultados, quais oportunidades podem fazer você crescer e assim, organize a sua rotina, reconhecendo quais são as suas prioridades e o que pode ser deixado para frente. Respire, tire um momento para você também. É importante ter um equilíbrio.

Leia também em: Como pensar na carga de treinamento do seu aluno

  • A vida muitas vezes surpreende com eventos inesperados, sejam eles bons ou ruins. Entenda que um planejamento muito detalhado e uma rotina muito inflexível, com muitas aulas, por exemplo, pode ser um problema gigantesco. Procure desenvolver a sua adaptabilidade entendendo que uma mudança de rota e um evento inesperado ruim pode ser uma lição a ser aprendida, ou uma oportunidade diferente para você crescer mais.
     
  • Ensine e aprenda com a concorrência. A colaboratividade é fundamental nos dias de hoje. Que tal tirar um tempo do seu dia para entender qual o modelo de aula e quais estratégias o personal trainer do bairro do lado tornam o trabalho dele um diferencial? Ou, que tal passar um dia ensinando o seu companheiro de academia sobre como você executa um exercício ou planeja um treino? A cooperatividade é o caminho para um mundo melhor.
     

  • Desenvolva um mindset ágil e qualificado. Além de ser flexível, é fundamental que você procure entregar a melhor experiência ao seu aluno e lide com as situações da melhor forma possível. Procure humanizar o seu trabalho, otimize as experiências das suas aulas, crie maneiras de engajar o seu aluno e abrace o novo.

Leia também em: Tamanho não é documento!

O mundo está mudando. E você, vai ficar parado?
 


Referências:

https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/mundo-vuca-e-mundo-bani/

https://www.digitalhouse.com/br/blog/mundo-vuca

https://www.whow.com.br/pessoas/entenda-as-aplicacoes-do-mundo-bani-na-carreira-e-nos-negocios/

Esporte & Movimento
Luiz Fernando Fernandes Fortes
Luiz Fernando Fernandes Fortes Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você