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O que acha de avaliar o VO2max de seu aluno em 5min?

O que acha de avaliar o VO2max de seu aluno em 5min?

Muitos treinadores me procuram para entender melhor a relação do VO2max com os treinos de seus alunos. Vamos discutir um pouco mais disto hoje, combinado?

Conceitualmente o VO2max é a capacidade máxima que uma pessoa tem em captar o oxigênio (sistema respiratório em ação), transportar este O2 (sistema cardiovascular em ação) e utilizar este O2 (sistema muscular em ação) para produzir energia (explico tudo isso com bons detalhes lá no nosso curso de Fisiologia do Exercício).

Ou seja, cada pessoa tem uma capacidade máxima de usar o O2 para produzir energia aeróbia e isso é determinado a partir do VO2max. Esta capacidade é "momentânea", pois você pode melhorar ou mesmo piorar o valor do seu VO2max, de acordo com o que realiza de treinos ou se está sedentário.

Sabe quando o aluno volta daquelas férias prolongadas que ele não treinou e tem dificuldades com alguns exercícios? Isto pode ser um sinal que seu VO2max diminuiu.

Mas como posso saber o VO2max do meu aluno?

A forma mais precisa de saber isto é pela exame conhecido por Ergoespirometria, como o da foto deste texto. Nele, um equipamento chamado analisador de gases determina o consumo de oxigênio (VO2) instantâneo da pessoa e com isso conseguimos determinar, em um teste máximo, o consumo máximo de oxigênio da pessoa, o tal VO2max.

Mas, se seu aluno ou mesmo você não tem acesso a este tipo de teste, existem vários testes indiretos para determinar o VO2max. Um muito conhecido é o de Cooper (corrida de 12min), mas vou te indicar um outro teste, o de 5min.

Este protocolo de determinação do VO2max foi descrito em 2003 pelo artigo "The 5min runnung field test: test and retest reliability on trained men and women" publicado na Revista Européia de Fisiologia Aplicada.

Gosto muito dele por sua simplicidade, veja só:

  1. Seu aluno/atleta realiza um aquecimento de 10 min a 70% da FCmax prevista para ele.
  2.  Seu aluno/atleta correrá a maior distância possível em 5min em velocidade constante.
  3. Você calculará a Velocidade Média do Teste pela fórmula: Vmed = 12 x distância (em km).
  4. Calcule o VO2max pela fórmula: VO2max = (3,23 x Velocidade média) + 0,123.
  5. Pronto, você já tem o VO2max do seu aluno.

Esta análise permite que você entenda melhor como anda a interação entre os sistemas respiratório, cardiovascular e muscular de seu aluno. 

Este teste também pode ser utilizado em vários momentos do ano para monitorar a aptidão aeróbia do seu aluno.

Na última aula do curso de Fisiologia do Exercício falarei bastante sobre estratégias de prescrição de treinamento, então continue na jornada e não se esqueça de compartilhar este texto e o curso com amigos que gostem de fisiologia do exercício. Sempre use a nossa hashtag oficial #esporteemovimento e me marque nas redes sociais (@gersonleite.phd)

Um forte abraço e até breve

Prof Gerson Leite

 

Esporte & Movimento
Gerson Leite
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Professor de Educação Física apaixonado por Esportes, Atletas e Empreendedorismo no Esporte. Doutor em Treinamento Esportivo e Pós Doutor em Fisiologia.

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