[ editar artigo]

O que é Cadência?

O que é Cadência?

A velocidade de execução na musculação, também conhecida como cadência, é a variável de prescrição referente à duração das repetições (fases excêntrica mais concêntrica e possíveis isométricas) dos exercícios (De Salles, 2020).


Durante a execução de um exercício temos duas fases:

-Concêntrica (encurtamento do ventre muscular, quando você faz a força, a fase positiva)
-Excêntrica (distanciamento dos pontos de origem e inserção, alongando os músculos, fase negativa).


Por exemplo, no supino, quando você executa o movimento e desce a barra em direção ao peitoral é chamada “fase excêntrica”. Quando a barra sobe é chamada “fase concêntrica”.

Muito bem, agora que sabemos as fases da contração vamos a Cadência:
Divididas em 4 partes temos: a excêntrica, transição, concêntrica e transição. Vamos ver um exemplo de cadência “4242” mantendo o exemplo do Supino:

  • O primeiro número é o 4, significa que deve ser executada a fase excêntrica em 4 segundos;
  • o segundo número é o 2, significa que devo fazer uma isometria de 2 segundos na transição para a fase concêntrica;
  • O terceiro número é o 4, significa que deve ser executada a fase concêntrica em 4 segundos:
  • O quarto número é ´2, significa que devo fazer uma isometria de 2 segundos na transição da fase concêntrica para a excêntrica.


Estudo de Schoenfeld (2015) concluiu que cadências entre 0,5 e 8 segundos são as melhores para hipertrofia, desde que as séries sejam levadas até a falha concêntrica. Isso quer dizer que tanto velocidades maiores quanto velocidades menores podem gerar bons resultados nos treinos de musculação.

Wilk et al. (2021), em revisão recente, explicam como essas variações na velocidade de execução podem afetar as adaptações crônicas, trazendo um panorama sobre os estudos disponíveis através de uma análise sobre as variações entre as fases da repetição (concêntrica e excêntrica).

Os autores sugerem que fases concêntricas rápidas promovem melhor estímulo para adaptações neurais, e consequentemente maiores ganhos na força.

Já pensando em hipertrofia seria mais interessante uma combinação entre concêntricas rápidas e excêntricas lentas.



Lembrando que velocidades lentas requerem redução na carga utilizada, porém, podem resultar em adequado estímulo para hipertrofia considerando o aumento no tempo sob tensão.

Você costuma cadenciar suas repetições? Me conta aqui nos comentários!

Esporte & Movimento
Thulyo Mercuri
Thulyo Mercuri Seguir

Licenciado em Educação Física UNIP em 2009 Bacharelado em Educação Física FEFISO (ASCM) em 2011 Pós Graduação em Musculação e Condicionamento Físico FMU 2014 ISSA - Personal Trainer 2020 (Miami - USA) ISSA - Sports Nutrition 2020 (Miami - USA)

Ler conteúdo completo
Indicados para você