[ editar artigo]

O que seu atleta realmente quer e você espera dele?

O que seu atleta realmente quer e você espera dele?

Saber exatamente o que seu atleta almeja e espera de você, raramente pode ser definido em um simples questionário inicial de cadastro. Porém, é condição básica para o sucesso do trabalho ter este alinhamento bem fino entre os interesses reais e expectativas geradas entre treinador e atleta.

Esta não é uma tarefa nada fácil, visto que o problema central começa na definição do propósito que o próprio atleta busca com a prática da atividade. Um exemplo disso pode ser visto naqueles que iniciam buscando melhorar indicadores de saúde agravados pelo sedentarismo, mas na realidade o que ele está precisando é poder se relacionar mais com pessoas, perder peso por fins estéticos, ou mesmo se desafiar para injetar mais adrenalina em suas veias.

Para complicar, muitas vezes seu atleta sinaliza que espera de você apenas qualidade técnica e não está preocupado com atenção, motivação, por exemplo, e na realidade ao longo do trabalho, ele é o que mais conversa com você sobre assuntos aleatórios ao desenvolvimento técnico. Ou seja, precisamos ficar ligados nisso e, não necessariamente, atuar conforme sua sinalização inicial.

É fundamental que estejamos com olhos abertos a todos estes pontos ao longo de todo o trabalho, observando algumas situações típicas como: treinos planejados e não cumpridos, ou cumpridos em excesso, falta ou excesso de contatos feitos ao longo da semana, deixar claro ao atleta o que esperamos dele com base em seu potencial e interesses alinhados à sua rotina e fase da vida, conversar continuamente com ajustes de suas submetas e metas.

O ponto central é manter seu atleta em movimento e motivado, pois independentemente de seus interesses, a atividade física regular e bem planejada está diretamente relacionada à longevidade, ao bem-estar e à saúde.

Foto de Kate Trifo no Pexels

Bora pra cima!

Esporte & Movimento
Rodrigo Lobo
Rodrigo Lobo Seguir

Bacharel em Educação Física EEFE-USP Diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva Corredor e Triatleta há mais de 20 anos. Palestrante de temas relacionados à saúde, qualidade de vida, corrida de rua e triathlon. CREF: 051186-G/SP

Ler conteúdo completo
Indicados para você