[ editar artigo]

OLHA O PROJETO VERÃO CHEGANDO!

OLHA O PROJETO VERÃO CHEGANDO!

Como já é do nosso conhecimento, o verão está chegando e com ele vem a onda de pessoas que buscam desenfreadamente obter resultados expressivos através do projeto verão, para tirar a então merecidas férias, viajar curtir com os amigos e familiares e outros.

E quando refletimos sobre essa época, nós profissionais pensamos... onde estavam esse alunos nas outras estações? Qual o impacto disso na saúde do indivíduo? Saúde ou estética? Como conscientizar o aluno sem desmotivar?

Leia também em: Reforço em treino para a articulação do ombro garante estabilidade e evita lesões

A lista de indagações poderia se expandir com muita facilidade, e mais uma vez, nós, profissionais de Educação Física, devemos agir com muita transparência e profissionalismo para a conscientização da população.

Os alunos e alunas, em sua grande maioria vem em busca de emagrecimento e ganho de massa muscular, e de cara já temos o primeiro desafio, pois ambos são processos crônicos e multifatoriais. O que significa que é requisito à constância do praticante, seja ela no controle alimentar, no exercício físico ou no período de repouso.

Então surgem os diversos métodos milagrosos para que o caminho a ser trilhado seja quebrado com um atalho. E devemos tomar um extremo cuidado para a imagem da nossa profissão. Pois o aluno que é leigo no assunto, vai buscar sempre a estratégia mais rápida, onde é introduzido que ele vai perder quilos e quilos de gordura, ganhar massa magra e perder a famigerada "barriguinha", tudo isso num intervalo de tempo extremamente curto. E a saúde dos nossos alunos fica em que pé? Sim, a saúde é o mais importante e vem antes da estética, afinal a raiz da nossa profissão é levar saúde para as pessoas em suas diversas grandezas.

Leia também em: Sono: O Aliado da Atividade Física

É onde surge a necessidade de conscientização de desenvolver o trabalho ao longo do ano de forma controlada e moderada, com o cumprimento de metas alcançáveis e com qualidade e gerar no aluno uma visão sobre o exercício físico com algo a ser introduzido no seu estilo de vida. 

E vamos para uma parte fundamental que é o motivacional do aluno, porque ele precisa estar engajado no seu propósito, pois para iniciar um programa de treinamento e se manter focado ao longo do tempo é difícil no começo, temos que ter a empatia para de fato realizarmos uma conscientização.

Muitos dos alunos vêm de um estado de sedentarismo, onde não praticam 150 minutos a 300 minutos de atividade física leve a moderada ou 75 minutos a150 minutos de atividades com intensidade vigorosa. E isso são dados de uma enorme fatia da população americana. Recomendações advindas do American College of Sports Medicine (ACSM).

Além de utilizar nosso momentos com os alunos que geralmente procuram por um profissional nos nossos espaços de trabalho, devemos utilizar ainda mais as redes sociais como forma de divulgação de informações seguras, científicas e verdadeiras, porque o número de desinformados ainda é maior do que o de informados. A tecnologia tem papel fundamental e é nossa aliada

Leia também em: Faixas elásticas vieram para ficar na rotina de treinos

Então, o desafio está lançado: vamos juntos promover o "projeto verão" no ano inteiro com nossos alunos e alunas buscando o aumento de praticantes de atividades físicas e contribuindo para a melhoria na saúde do nosso país. 

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você