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OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO RESISTIDO

OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO RESISTIDO

Treinamento resistido ou musculação, como é mais conhecida.
A pergunta é: Nós, Profissionais da Educação Física, estamos de fato conscientizando os nossos alunos e nossas alunas sobre a importância desse exercício físico para a sua saúde?

Leia mais em: Exercícios aeróbios e envelhecimento: o que se sabe até o momento?

De cara, já se apresenta a primeira questão: o exercício físico se diferencia de uma atividade física. Esta segunda tem como conceito a contração muscular, seja ela de qualquer tipo ou intensidade e com qualquer finalidade, enquanto o exercício é a atividade física de forma estruturada e planejada na busca de um objetivo ou meta morfológica e/ou funcional. É onde de fato está a nossa importância, a importância do profissional.

E o que acontece geralmente é a falta de conhecimento das pessoas, sejam aqueles que ingressam em uma academia, os que iniciam treino em casa, os que vão atrás de uma estética melhor para o seu corpo ou por recomendação médica. Inicialmente devemos quebrar o estereótipo sobre a musculação, pois é um tema que ainda cria uma barreira em muitos.

Temos uma luta grande contra o sedentarismo e, quando falamos nesse assunto, é impossível não analisarmos os dados.

Segundo a OMS, um em cada quatro adultos não pratica atividade física suficiente; quando falamos em adolescentes, esse número se torna mais alarmante: quatro em cada cinco adolescentes. Então é de extrema importância captarmos o máximo de pessoas para a prática de atividade física e ela deve ser com qualidade.

Quando pensamos em qual exercício devemos prescrever, devemos analisar sempre duas variáveis: segurança e eficiência. O treinamento resistido proporciona ao praticante as duas coisas, isso porque temos adaptações morfológicas e funcionais, sejam elas: aumento da força muscular, aumento da taxa metabólica basal, controle e manutenção da flexibilidade, entre outros. E o que isso traz de positivo para o dia a dia das pessoas é uma qualidade de vida e consequentemente uma longevidade.

Quando destacamos segurança, podemos observar que a musculação é uma atividade anaeróbia e utiliza o descanso entre séries para uma recuperação das fibras musculares e isso garante o controle. Seja em máquina ou livre, o profissional deve analisar o que é melhor para o aluno, por isso o treino é individualizado e personalizado, então a segurança também é garantida nesse ponto em que o aluno vai realizar o movimento de acordo com o seu nível de condicionamento. Então, sempre o quesito segurança entra em primeiro ponto para cada indivíduo.

Leia mais em: Avaliar e sistematizar ou treino imediato

E quando falamos em eficiência obtemos diversas respostas positivas no âmbito funcional da nossa aptidão física, pois a musculação proporciona aumento de força muscular, aumento ou manutenção da flexibilidade (dependendo do nível do aluno), aumento do metabolismo de repouso ou taxa metabólica de repouso (essa em especial desconhecida pelos alunos e alunas que buscam emagrecimento), melhoria na resistência muscular (o que esta diretamente ligado a proteção referente a sobrecarga cardiovascular), dentre outros.

Enfim, temos um respaldo muito grande da ciência a favor do treinamento resistido. É sabido que, com o processo de envelhecimento, o corpo necessita cada vez mais de estímulos, e estímulos seguros e eficientes.

Por isso, devemos conscientizar a população sobre a importância da musculação.

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