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Os pilares da gestão como aliados do profissional de Educação Física

Os pilares da gestão como aliados do profissional de Educação Física

Você já ouviu falar que quem faz administração não sabe o que quer ou algo parecido com isso? Creio que a grande maioria de nós já teve contato de alguma forma com afirmações similares ou até mesmo as propagou, ainda que não concordássemos plenamente com a mensagem por trás delas. Porém, será que já paramos para pensar sobre o assunto?

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Já adianto que meu objetivo aqui não é discutir se esse tipo de pensamento é correto ou não, mas sim levantar o seguinte ponto: será que afirmações como as de acima não desqualificam ou desmerecem a área da administração a ponto de criarmos uma aversão à gestão sendo que podemos utilizar suas ferramentas e seus princípios a nosso favor?

Será que perpetuar a afirmação “administração é para quem não sabe o que quer” não cria uma ideia em nosso subconsciente de que administrar de forma fundamentada e embasada a nossa vida financeira, nosso tempo ou até mesmo nossa ocupação profissional é algo característico de quem “não sabe o que quer”?

Em outras palavras: será que não escolher administração como curso superior e não procurar conhecer seus princípios me faz mais esclarecido do que eu quero ou de onde quero chegar? Ou será que estou perdendo tempo ao não conhecer um pouco mais sobre a área e aplicar seus preceitos na prestação do meu serviço?

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Segundo Daft et al. (2010), do ponto de vista empresarial, a gestão pode ser definida como

“o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente através do planejamento, organização, execução e controle de recursos organizacionais”.

Trazendo a afirmação para o contexto da educação física e assumindo que o profissional da área seja (entre muitas aspas) uma “organização”, temos que a administração do serviço deste profissional deve ser feita para que ele atinja seus objetivos de forma eficaz e eficiente através do planejamento, organização, execução e controle dos recursos a seu dispor.

A primeira distinção que se faz necessária a partir de tal definição é a diferença entre eficiência e eficácia. Enquanto a eficiência está atrelada à ideia de fazer algo da melhor forma possível, a eficácia vai mais na direção de fazer as coisas que devem ser feitas.

Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Você pode muito bem saber fazer a coisa certa, mas fazê-la de forma ineficiente, custosa, trabalhosa; ou também fazer algo da maneira mais fácil possível e ser eficiente, mas não fazer o que deve ser feito, gerando retrabalho. Em qualquer uma das alternativas você terá perdido, no mínimo, tempo. Assim, é importante entender que a gestão correta da prestação de nosso serviço como representantes da área de educação física deve ser feita a ponto de atingirmos nossos objetivos fazendo as coisas certas e tomando o caminho mais curto.

Porém, como definir e atingir nossos objetivos?

E é aí que entram os 4 pilares da administração.

  1. Planejamento

    1. Nessa fase você vai estabelecer suas metas, objetivos, estratégias e ações de maneira integrada e factível. Uma dica é usar a ferramenta SMART, que te ajuda a estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e atreladas a um prazo. Além disso, nessa fase você vai utilizar a tomada de decisão para definir quais estratégias de fato você quer seguir. Você quer ter uma carteira de 15 clientes em 6 meses? Então defina possíveis planos de ação e tome a decisão mais eficiente e eficaz que lhe projete na direção estabelecida.

  2. Organização

    1. No contexto empresarial, nesse pilar seriam organizadas, por exemplo, a cadeia de comando e a divisão de trabalho de uma organização. Porém, tomando o exemplo de um personal trainer, aqui você pode organizar a execução do seu trabalho com base no seu planejamento. Com base na meta de 15 clientes em 6 meses, você deve se perguntar: quais tarefas devo executar a fim de que essa meta seja atingida? Quais são as etapas inerentes a essa estratégia? Quais ferramentas vou utilizar? Terei que terceirizar algum serviço? E assim você vai construindo de forma clara o que você precisa fazer para atingir seu objetivo.

  3. Execução

    1. Sabendo onde você quer chegar e qual o caminho a ser tomado, chegou a hora de botar a mão na massa! A partir do planejado e do que foi organizado, você vai executar o que deve ser feito, lembrando sempre de avaliar qual o caminho mais curto e correto a ser seguido.

  4. Controle

    1. Após o início da execução, você deve avaliar se a sua estratégia está dando certo. Para isso, é preciso obter informações a respeito do seu serviço a fim de melhorar sua entrega de forma constante. Uma das formas mais factíveis de obter feedbacks a respeito do seu serviço é mensurar a satisfação de seus clientes através do NPS, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas atualmente.

    • Se quiser saber mais sobre ela e como utilizá-la, basta clicar aqui.

    • Você pode aplicá-la aos seus alunos através de um formulário do Google Formulários ou de um e-mail, por exemplo, e ter uma melhor noção de como seu cliente percebe sua entrega. A partir daí, é só voltar às etapas anteriores, ver o que pode ser melhorado e recomeçar.

Aplicando esses pilares básicos da administração você pode aprimorar seu serviço continuamente e de fato saber para onde está indo, mesmo que talvez ainda acredite que quem faz administração realmente não sabe o que quer. Porém, é importante refletirmos que quem deixa de usar a gestão na sua vida ou no seu trabalho talvez saiba muito menos.

E agora, concorda com a frase do começo do texto? Ou vai começar a utilizar conceitos de administração para melhorar seu serviço também na educação física? 

Referências: Daft, R. L., Kendrick, M., & Vershinina, N. (2010). Management. Andover: Cengage Learning EMEA.


Thiago Augusto Primon Girardi

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