[ editar artigo]

Os recursos da terapia manual no tratamento de pacientes com dor crônica

Os recursos da terapia manual no tratamento de pacientes com dor crônica

Hoje em dia é cada vez mais comum o surgimento de alunos e clientes que trazem a queixa de dor crônica e associam sua existência à incapacidade e impossibilidade de realizar exercícios.

Leia também em: A terapia manual como coadjuvante no treino físico

Um dos recursos que o profissional de educação física e o fisioterapeuta em parceria podem e devem utilizar é a terapia manual. A dor surge vinculada a contração muscular prolongada, a presença de pontos-gatilhos, onde o Recurso Terapêutico Manual busca aliviar a musculatura, auxiliar a amplitude de movimento e diminuir a fadiga, permitindo assim a manutenção do treino físico e sua progressão.

A contração muscular contínua chega a ser o principal motivo do aparecimento de dor, provindas de postura anormal, aspectos sazonais, fatores emocionais e ou de aspectos de sensibilização do sistema nervoso central

Dentre as técnicas mais encontradas  verificamos o Shiatsu, a massagem Terapêutica e ou Sueca, Drenagem Linfática manual, massagem do tecido conjuntivo (Liberação Miofascial), massagem Ayurvedica, que apresentam maior destaque no tratamento de dores agudas e crônicas.
 



A massagem terapêutica leva a melhorias na dor, rigidez, ansiedade, depressão e qualidade de vida. LIPTAN et al., 2013, dizem que um desafio para o terapeuta manual no tratamento de condições envolvendo sensibilização central é determinar se a redução da dor pode ser alcançada com terapia direcionada no contexto da dor.

O texto acima traz uma adaptação do trabalho de conclusão de curso (TCC), de minha autoria na conclusão da graduação em Fisioterapia. - FHO/2018 - e minha orientadora Canonici, A.P.

OS RECURSOS DA TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA.¨ - Timm, R.; Canonici, A.P.

Enfim, sabemos dos benefícios que a terapia manual pode trazer a redução da dor, e sua importância para manutenção do treino, buscando aliviar os sintomas para que o aluno não necessite interromper o mesmo. Além das técnicas citadas, podemos também lembrar da osteopatia, que vem ganhando destaque hoje como tratamento nas dores agudas e crônicas.

Participe: [KIT ESPORTE E MOVIMENTO] Por essa você não esperava, né?

Acredito essa troca venha a ser uma parceria interessante entre nossas profissões: Profissional de Educação Física e Fisioterapeuta.

Esporte & Movimento
Ricardo Timm
Ricardo Timm Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você