[ editar artigo]

Perfil comportamental como ferramenta do Personal Trainer

Perfil comportamental como ferramenta do Personal Trainer

Faaaaaaaaala, Personal Trainer!

Você já está com todas as planilhas de treinos prontas? Os treinos periodizados e bem planejados? Conhecimento em dia e atualizado com cursos para prescrever, analisar e corrigir exercícios? Ah! Além disso, tenho certeza que tem alguns acessórios que te acompanham para todo lugar... Excelente!!! Agora está pronto para aplicar a melhor aula de Personal.

Será?

Leia também em: Emagrecimento: o que seu aluno(a) quer e o que precisa ouvir

Atualmente percebemos um movimento para que o trabalho como Personal Trainer vá para além dos exercícios, estímulos físicos e incentivos. É necessário que o profissional saiba lidar com excelência no atendimento, variedades e estratégias de serviços prestados, marketing e muito mais. Porém, o essencial para tornar o serviço duradouro e assertivo é o relacionamento interpessoal com foco no comportamento do cliente.

Já parou para pensar que não são só os itens acima que facilitam a sua forma de lidar com seus alunos/clientes? Já percebeu que seus alunos agem e se comportam de diferentes formas em situações parecidas e que lidar com um é mais fácil ou difícil do que lidar com outro?

Cada pessoa tem um comportamento diferente diante das mesmas situações, respondendo de formas variadas. Como preconiza o princípio da individualidade biológica, trazendo para os princípios do treinamento, cada um é um ser individual e único, e isso também ocorre em seu comportamento. Quando falamos de perfil comportamental, existem algumas semelhanças que podemos identificar nos nossos alunos e assim classificar o seu perfil comportamental predominante.

Leia também em: Como o Personal Trainer pode usar o marketing para se posicionar no mercado?

O DISC é o perfil comportamental mais conhecido no mundo. Ele categoriza as predominâncias comportamentais em 4 grupos de respostas que são: EXECUTOR, COMUNICADOR, PLANEJADOR e ANALISTA, derivado e adaptado a nomenclatura do original - DISC Dominance, Influence, Steadiness e Conscientiousness -.

Vamos conhecer algumas características de cada perfil:

EXECUTOR:

  • Auto confiante;
  • Enérgico e dominante;
  • Aceita e gosta de desafio;
  • Competitivo e audacioso.

COMUNICADOR:                

  • Comunicativo;
  • Persuasivo;
  • Entusiasmado;
  • Fácil relacionamento.

PLANEJADOR:                    

  • Estável;
  • Calmo;
  • Paciente;
  • Tem ritmo consistente.

ANALISTA:                            

  • Preciso;
  • Organizado;
  • Conservador;
  • Atento aos detalhes.                                            

Assim como cada pessoa tem um comportamento e reage diferente na mesma situação, também há formas diferentes de lidar e se relacionar com cada um deles. A forma com a qual você se comunica com ele vai ser determinante para melhorar a sua relação interpessoal, possibilitando com mais facilidade a adesão e retenção desses alunos/clientes.

Não podendo esquecer de que você, enquanto Personal Trainer, também tem as suas repostas comportamentais e que é necessário saber lidar e utilizá-las como estratégias assertivas alternando as nuances da sua comunicação dentro do seu perfil. Até porque, para a eficiência da comunicação, eu preciso primeiro me atentar a quem irá receber (receptor) e não quem ou o que irei comunicar.

E VOCÊ, CONHECE QUAL O SEU PERFIL PREDOMINANTE?

Você é aquele personal que adora pegar aquele “caso perdido” e que sempre manda fazer mais uma repetição? Se sim, provavelmente você seja o perfil Executor.

Ou você é o que coloca aquela música animada na aula e que vive motivando: “Vamos lá!”, “Vem comigo”, “Você consegue”? Se sim, talvez você seja Comunicador.

Agora, se você acha que o básico funciona, usa exercícios constantes e eficazes e sabe que o resultado não é de um dia pro outro, é bem provável que você seja do perfil planejador.

Já se você é atento a cada movimento, foca na execução correta e completa dos exercícios e tem sua planilha de treino bem detalhada, pode ser que você seja do perfil analista.

Leia também em: Como criar um nicho lucrativo

O site MRCOACH disponibiliza gratuitamente um teste de perfil comportamental para você realizar, se conhecer e até mesmo utilizar para saber mais sobre seus alunos.

Espero que esse seja um primeiro passo para que possamos atender o outro não da forma com a qual gostaríamos de ser atendidos e sim da forma com a qual o outro precisa.

Lembre-se, personal, sua função vai muito além dos halteres e academias.

No próximo texto, falarei sobre os perfis dentro do treino, como eles reagem, o que eles gostam e o que eles odeiam, seja o aluno, seja o profissional.

Fiquem atentos e até lá.

 


REFERÊNCIAS:

Bossle, Cibele Biehl e Fraga, Alex BrancoO Personal Trainer na Perspectiva do Marketing. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. 2011, v. 33, n. 1 [Acessado 20 Julho 2021] , pp. 149-162. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000100010>. Epub 01 Set 2011. ISSN 2179-3255. https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000100010.

ANVERSA, A. L. B.; OLIVEIRA, A. A. B. de. PERSONAL TRAINER: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DEMANDADAS PELO MERCADO DE TRABALHO. Pensar a Prática, [S. l.], v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.14418. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/14418. Acesso em: 20 jul. 2021.

Esporte & Movimento
Eder Cavaleiro
Eder Cavaleiro Seguir

Transformando o corpo e a vida de pessoas em 21 dias. 🎯Criador do Programa TOP 21🎯 💥Mais de 200 pessoas impactadas💥

Ler conteúdo completo
Indicados para você